NOS: Mais conteúdo para a família

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A NOS assume-se líder em entretenimento e o cinema faz, naturalmente, parte do seu ADN. A palavra “cinema” remete imediatamente para a exibição de filmes nas salas de cinema, mas para a NOS o conceito é mais lato e engloba as restantes janelas de exploração da cadeia de valor de um filme, que constituem o “cinema em casa”.

«Imediatamente após a exibição nas salas de cinema, inicia-se o cinema em casa, no conforto da sala do cliente, em diferentes formatos. Começa pela compra de filmes na box (um exclusivo da NOS em Portugal), passando pelo vídeo on-demand/aluguer de filmes na box, os canais Premium (como os canais TVCine e o mais recente NOS Studios), os canais base (como os canais Hollywood, FOX, AXN ou AMC) e os SVOD (serviços de streaming, como o NOS Play). Todas estas opções reforçam a posição da NOS de apresentar, aos diversos perfis de clientes, opções de cinema em casa ajustadas aos seus gostos e aos diferentes momentos de consumo», afirma João Diogo Ferreira, director de Conteúdos da NOS.

Para este ano, a estratégia da NOS será a de dar especial destaque ao NOS Studios, visando reforçar a oferta de entretenimento para as famílias portuguesas. De forma a assegurar os melhores conteúdos, manterá e reforçará parcerias a fim de satisfazer os clientes mais cinéfilos, incluindo os mais jovens.

Nos últimos anos, a NOS tem apostado na disponibilização de conteúdos para os seus clientes, reforçando a sua proposta de valor. Como tem decorrido essa estratégia?

A NOS é o grupo que mais investe em conteúdos em Portugal, tendo o compromisso claro de disponibilizar aos seus clientes a oferta mais abrangente de cinema em casa. Neste sentido, a NOS aposta nas suas parcerias com os principais estúdios e grupos de media para criar produtos exclusivos e diferenciadores. Em 2015, a NOS foi pioneira ao lançar o primeiro SVOD em Portugal – o NOS Play. Em 2019, a NOS foi mais longe e lançou o seu próprio canal de filmes – o canal Premium NOS Studios.

O que motivou essa aposta?

O NOS Studios é o primeiro canal de filmes com a marca de um operador em Portugal e, por isso, a responsabilidade é redobrada. Ao ser um produto assumidamente da NOS, há um grande investimento na promoção e programação do canal, assente nos filmes mais recentes dos principais estúdios, como a Disney/FOX, MGM, Universal e Warner, entre outros. Apesar da multiplicação dos serviços de streaming e do crescimento do consumo não-linear, a aposta no lançamento deste canal baseou-se nos dados de mercado, que mostram que é no linear que ainda está a maioria do consumo dos portugueses e que a temática de filmes e séries é uma das suas preferidas (atrás apenas dos canais generalistas). Assim, o canal NOS Studios foca-se nos conteúdos preferidos dos portugueses, que é também um segmento onde a NOS tem uma posição de relevo. Mas é de reforçar que o NOS Studios, para além da componente linear, responde também às novas tendências de consumo não-linear através do NOS Studios+ (uma extensão do canal, com aproximadamente 100 filmes que foram emitidos no canal), bem como de consumo em mobilidade, “everytime everywhere”, através da App NOS TV.

Desde o seu lançamento, qual a evolução deste canal? Que resultados já permitiu alcançar?

O NOS Studios é um canal premium, exclusivo da NOS, incluído em alguns pacotes ou disponível para subscrição. Na sua base de clientes elegíveis, que tem crescido de forma sustentada, o canal foi muito bem recebido e assegurou, desde o lançamento, um lugar de destaque em termos de performance no Top 5 dos canais de cabo. O canal tem evoluído e tem-se adaptado às dinâmicas do mercado, através de especiais de programação alinhados com estreias de cinema, ou em determinados períodos como o Natal. Contribuíram também os períodos de sinal aberto efectuados no lançamento do canal em Junho de 2019 e no Natal, que permitiram dar a conhecer a programação de excelência a todos os clientes NOS com box.

Em termos de oferta, quais os principais destaques? E quais as novidades que se seguirão?

Sob a assinatura “Só dá grandes filmes!”, o NOS Studios tem uma proposta de valor
única com a estreia de mais de 365 filmes por ano, poucos meses após a estreia em cinema. Da comédia à acção, do drama à animação, do romance ao terror, o NOS Studios é o canal para toda a família. Após grandes destaques de 2019, como “Tomb Raider”, “As Cinquenta Sombras Livre” e “Bohemian Rhapsody”, teremos 2020 com novas e incríveis estreias como “Creed II”, “Green Book – Um Guia Para a Vida”, “Nós”, “A Favorita” e “Vice”.

Qual a estratégia de comunicação para divulgar este canal?

O NOS Studios teve um grande investimento de comunicação no seu lançamento, com uma campanha multimeios disponível em TV, mupis, digital e lojas NOS, com o principal objectivo de dar a conhecer a chegada do canal ao mercado e gerar notoriedade para a marca. Após o lançamento, o objectivo de comunicação passou a ser a promoção de conteúdos (filmes em emissão, com informação de data e hora), para gerar audiência, pelo que está maioritariamente focado no digital, incluindo as redes sociais do canal. Adicionalmente, houve também outros momentos ad hoc com forte cobertura multimeios, como a campanha de Natal da NOS, onde o NOS Studios teve um papel central em termos de comunicação e foi disponibilizado em forma de delight gratuito durante esse período a todos os clientes NOS com box.

No portefólio de serviços da marca já consta, desde 2015, o NOS Play, uma plataforma de streaming para visualizar os conteúdos disponibilizados pela marca. Qual a sua relevância?

O NOS Play foi lançado em antecipação à entrada dos serviços de streaming globais em Portugal. A multiplicidade de serviços de streaming que chegaram a Portugal, desde então, foram um incentivo para a evolução do NOS Play a vários níveis. O serviço tem evoluído de forma significativa em termos de conteúdos, onde se destacam as séries exclusivas e inéditas em Portugal “The Handmaid’s Tale” e “Perpetual Grace LTD”, mas também o vasto catálogo FOX+ com as melhores séries dos estúdios da FOX (como “The Walking Dead”, “Prison Break”, entre outras). O serviço NOS Play tem, actualmente, um catálogo de conteúdos sólido, em qualidade e quantidade, que chega em algumas temáticas a ser mais vasto que outros serviços de streaming com marca global.

Como divulgam este serviço?

Também em termos de comunicação, tem sido feito um trabalho recompensador que garante ao NOS Play um lugar de destaque em notoriedade nos serviços de streaming em Portugal, e uma base crescente de subscritores ano após ano. O serviço já teve várias campanhas multimeios desde o seu lançamento, e este ano a NOS inovou com um novo conceito de campanha “Trocado por Miúdos”, onde convidou figuras públicas a trocar por miúdos as principais estórias disponíveis no NOS Play, e que nos valeu o reconhecimento enquanto anúncio mais visto do YouTube em Abril de 2019.

Ao nível da melhoria da experiência do consumidor, que mais-valias acarreta o NOS Play?

Em termos de Tecnologia e Inovação, os conteúdos NOS Play estão actualmente disponíveis para serem vistos em streaming ou download, no PC, tablet ou smartphone, dos principais sistemas operativos. No entanto, o desafio é acrescido pela experiência de utilização que os serviços de streaming globais oferecem hoje aos nossos clientes e que se tornam o novo standard do mercado. Neste campo, competimos com Tech Giants, que desenvolvem inovações para uma escala global, como a Apple, Amazon, Netflix, etc., pelo que o desafio é constante para conseguir acompanhar as melhores práticas internacionais e prestar a melhor user experience aos nossos clientes.

Para os mais novos, foi lançada a versão Mini NOS Play. Quais os principais conteúdos desta plataforma?

Os públicos mais jovens são muito exigentes. No caso do Mini NOS Play, apostámos nos conteúdos que as crianças mais gostam. O NOS Play e o Mini NOS Play oferecem séries de sucesso dos canais Panda (como a “Escola do Panda”, “Masha e o Urso” e “Heidi”) e Biggs (como o “Club 57”, “Chica Vampiro” e “Morangos com Açúcar”) e, em breve, serão adicionados conteúdos dos canais Nickelodeon.

Que parcerias têm sido realizadas para disponibilizar mais e melhores conteúdos?

No NOS Play, temos procurado reforçar o catálogo através de parcerias com os nossos parceiros. Para além de um grande volume de filmes dos estúdios FOX e Sony, temos hoje disponíveis séries da FOX, ABC e CBS, entre outros, e ainda conteúdos infantis de
parceiros relevantes como Panda e Biggs. Temos os melhores parceiros que garantem estreias mensais relevantes para os clientes mais exigentes.

Em termos de objectivos, quais as metas traçadas para 2020?

O ano começou com grandes novidades no campo do cinema em casa, com o rebranding dos canais TVCine. Em meados de Janeiro, os canais TVCine&Séries passaram a ser TVCine Top, TVCine Edition, TVCine Emotion e TVCine Action, com o objectivo de tornar o nome de cada canal auto-explicativo sobre os seus conteúdos. Com uma programação dos melhores e mais recentes filmes e séries organizada por temáticas, um novo look & feel e novos conteúdos, os canais TVCine passaram a ter mais vida e mais personalidade. Foram introduzidas funcionalidades para melhorar a experiência dos canais, podendo ser visualizados dentro e fora de casa, através da NOS TV. Este ano, temos o objectivo de cristalizar a presença e os resultados do novo canal NOS Studios e do novo conceito dos canais TVCine.

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