Nobre: Promover a saúde à mesa
Nos últimos anos, a Nobre tem vindo a evoluir de uma marca de charcutaria para uma marca de alimentação. Um reposicionamento que tem sido alimentado por mudanças ao nível do branding, da comunicação, mas também do portefólio, com a marca a desenvolver e a fazer chegar aos lineares dos supermercados novas opções com proteínas alternativas à carne, com baixo teor de sal e gordura ou isentas de glúten e lactose.
O objectivo da Nobre passa, cada vez mais, por disponibilizar uma gama alargada a todos os consumidores que querem diversificar a sua alimentação e experimentar novas alternativas, sem sacrificar o sabor. Neste sentido, e porque “Fazer com gosto é Nobre”, a marca tem apostado em inovação e no desenvolvimento de produtos que não só surpreendam os portugueses, como também dêem resposta às suas exigências e se adaptem a todos os gostos e necessidades. É deste pensamento que nascem as gamas Nobre Cuida-t+ e Nobre Vegalia.
A gama Nobre Cuida-t+ foi criada com o objectivo de proporcionar às famílias portuguesas a possibilidade de consumirem os seus produtos favoritos numa opção mais equilibrada, sem abdicar do sabor. Actualmente, é composta por quatro opções de fiambres (peito de peru, peito de peru braseado, peito de frango e perna extra) com teor de sal reduzido e baixo teor de gordura, bem como por duas variedades de salsichas (peru e frango), igualmente com um teor de gordura e sal reduzidos. Todos os produtos são isentos de glúten.
Já a linha Nobre Vegalia, lançada em 2018, foi criada a pensar nos consumidores que gostam de diversificar a alimentação através do consumo de proteínas alternativas. Esta gama disponibiliza opções vegetarianas e veganas cheias de sabor, certificada com os selos V-Label Vegetariano e V-Label Vegano da União Vegetariana Europeia (EVU).
Hoje, a gama Nobre Vegalia conta com quase duas dezenas de referências, entre fatiados, salsichas, escalopes e hambúrgueres vegetarianos, refeições veganas em lata e – as novidades mais recentes – fingers e nuggets veganos, juntamente com as pizzas vegetarianas. Neste sentido, é uma gama que permite aos consumidores criarem refeições variadas ao longo do dia, desde o pequeno-almoço ao jantar, sem esquecer os snacks, sendo bastante versátil.
«A nossa missão, enquanto marca, passa por facilitar o dia-a-dia dos consumidores e, por isso, realizamos uma constante análise dos hábitos de consumo e compra das famílias portuguesas para respondermos e anteciparmos as suas necessidades. Sabemos que a preocupação dos consumidores com a saúde e o bem-estar tem aumentado significativamente – e a alimentação é essencial nesse sentido, o que traz uma maior ponderação das escolhas de produtos alimentares», salienta Lia Oliveira, Marketing and External Communications director. «Estamos perante um consumidor mais informado e exigente e isso desafiou-nos naturalmente a alargar o portefólio ao longo dos últimos anos. Temos trabalhado numa gama pensada para todos aqueles que investem numa alimentação diversificada e que gostam de experimentar produtos alternativos, sem abdicar do melhor sabor», acrescenta.
INOVAÇÃO CONSTANTE
Idealizar e fazer nascer novos produtos está no ADN da Nobre, pelo que a marca está envolvida num trabalho contínuo de testar novos sabores, texturas e até categorias de produtos. Para isso, conta com uma equipa dedicada a esta área, que aposta na melhoria contínua das gamas existentes, gera novas ideias e garante que a marca consegue inovar e trazer (literalmente) para a mesa propostas com valor acrescentado, no tempo certo.
Da mesma forma que os interesses dos consumidores se vão alterando, também o trabalho de melhoria contínua e inovação na Nobre é constante. E assim, de mão dada com os consumidores, a marca tem conseguido surpreender a cada ano. No caso da gama Nobre Vegalia, por exemplo, o crescimento tem sido notório pelo lançamento recente de novos produtos, como os fingers e nuggets, duas opções veganas saborosas, fontes de fibra e com 100% de proteína vegetal, além de bastante convenientes, ou não exigissem uma preparação de apenas seis minutos. Já este ano, a marca reforçou a oferta com uma nova pizza vegetariana Nobre Vegalia, cuja variedade é queijo de cabra e cebola assada.
«As famílias que já eram fiéis consumidoras da Nobre vêem nesta gama a possibilidade de variar ainda mais a sua alimentação, sem abdicarem do sabor a que a marca habituou todos os portugueses. Continuamos a crescer com a gama Nobre Vegalia e, a cada dia, reforçamos a nossa presença na mesa das famílias, o que nos deixa bastante satisfeitos e orgulhosos dos resultados desta aposta», refere Lia Oliveira. «O mundo da alimentação está em constante mudança e isso é um enorme desafio. Temos notado uma forte procura por proteínas vegetais alternativas e apostado em soluções equilibradas e deliciosas. A Nobre pretende ter soluções adequadas a todos os gostos e a todas as necessidades e trabalhamos continuamente para atingir esse objectivo», reitera.
INSPIRA O NOBRE SABOR
Todo este investimento ao nível da inovação e da criação de novas categorias de consumo tem sido acompanhado por uma estratégia de comunicação que visa consolidar o posicionamento da Nobre na área da nutrição e bem-estar. No ano passado, a marca preparou o futuro com o objectivo de se aproximar ainda mais dos portugueses, através do novo propósito “Inspira o Nobre sabor da vida”, que pretende reflectir a evolução de marca líder de charcutaria para uma marca de alimentação e, acima de tudo, de uma marca mais funcional para uma que se preocupa com as necessidades dos portugueses e do meio em que se insere.
«Apresentámos um novo logótipo e posicionamento, rebranding das embalagens, assinatura renovada e, ainda, uma campanha de comunicação que apresentou todas estas novidades. Uma das declinações da campanha foi, precisamente, para a gama Nobre Cuida-t+ e outra para Nobre Vegalia, reforçando a importância de ambas no portefólio da marca», frisa a responsável. Esta estratégia assenta ainda num forte trabalho nas redes sociais, recorrendo ao Marketing de Influência e a Relações Públicas. No meio digital – nomeadamente no Instagram, Facebook e website –, a marca tem vindo a promover não só várias formas de utilização dos seus produtos, através de uma enorme variedade de receitas, como também a partilhar dicas de nutrição e bem-estar – desde sugerir como encaixar a carne numa dieta equilibrada à rotulagem dos alimentos, passando pelas propostas de pequenos- almoços, refeições e lanches variados. «Acima de tudo, queremos estar junto dos consumidores e ajudá-los a descomplicar e a fazer com gosto, em qualquer ocasião.»
Este trabalho tem permitido reforçar alguns valores da marca. «A Nobre, enquanto love brand, está presente na mente e na vida dos portugueses há várias décadas e tem vindo a construir uma relação assente em sabor, qualidade, inovação e diversidade de produtos. Temos evoluído juntos e feito parte de vários momentos de partilha à mesa. Acreditamos que este trajecto, em que a Nobre se adaptou às necessidades dos consumidores, tornando-se numa marca que permite uma alimentação flexitariana e facilita os momentos de refeição, é bastante valorizado», explica Lia Oliveira.
Quanto ao futuro, a marca deixa uma garantia: continuará a ser Nobre. «A nossa equipa de inovação continuará a trabalhar constantemente no sentido de desenvolver novos produtos com o maior valor nutricional, com a menor quantidade possível de aditivos ou através da sua substituição por compostos naturais com a mesma função. Isto quer dizer que iremos, certamente, continuar a responder e a antecipar necessidades dos consumidores e, acima de tudo, a surpreender, fazendo parte da mesa dos portugueses e proporcionando momentos deliciosos. Porque fazer com gosto é Nobre!», conclui.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Saúde”, publicado na edição de Maio (n.º 322) da Marketeer.