«Nobre já não é uma marca de charcutaria, mas sim uma marca de alimentação»
A Nobre está diferente. Aos 65 anos, a marca de charcutaria, que entretanto evoluiu para muito mais do que isso, apresenta um novo logótipo e posicionamento, rebranding das embalagens, assinatura renovada e, ainda, uma campanha de comunicação que apresenta todas estas novidades.
«Queremos capitalizar o valor da Nobre, enaltecendo os aspectos que mais nos diferenciam: a confiança, a qualidade, a inovação e, claro, o sabor», explica Lia Oliveira, Marketing & External Communications director, adiantando que “Inspira o Nobre sabor da vida” é o novo propósito da marca. Segundo a responsável, a intenção é reflectir a evolução da insígnia ao longo dos últimos anos, que culminou numa reavaliação daquilo que é a Nobre. «Quando olhamos para as mudanças, a que mais se distingue é o facto de a Nobre já não ser apenas uma marca de charcutaria, mas sim uma marca de alimentação.»
A nova campanha arranca hoje e é dedicada aos portugueses que têm de cozinhar todos o dias, conhecendo bem “o drama das 17h30”. É que, para muitos, é esta a hora em que começam a pensar naquilo que poderá ser o jantar, com a dificuldade, por vezes, de ter de levar em consideração diferentes gostos e necessidades alimentares.
Perante este “problema”, a Nobre pretende posicionar-se como a solução, já que no seu portefólio conta, actualmente, com opções diversificadas e que poderão satisfazer, até, consumidores vegetarianos – algo que poderia ser impensável para uma marca que nasceu focada na charcutaria.
Acompanhe a conversa com Lia Oliveira:
Esta é a primeira vez que a Nobre apresenta um novo logótipo? Como tem sido a evolução da marca em termos de imagem?
A Nobre está presente na vida dos portugueses há mais de 60 anos e, como é inevitável, são várias as alterações que vão acontecendo ao longo do tempo de vida da marca, que tem acompanhado naturalmente a evolução das tendências, contexto e necessidades dos seus consumidores.
As alterações de imagem da Nobre reflectem essa evolução, em que tentamos encontrar um equilíbrio entre a inovação e o lado mais tradicional que também caracteriza a marca. Tendo sempre em consideração a imagem positiva que tem no mercado e o seu elevado reconhecimento por parte dos consumidores, queremos garantir que, independentemente das mudanças, a Nobre e as suas gamas de produtos continuam a ser facilmente identificáveis e que, ao mesmo tempo, estão alinhadas com toda a comunicação da marca.
Quais são os objectivos desta nova imagem? Que mensagem queriam passar?
Esta renovação de imagem da Nobre pretende reflectir o nosso novo propósito, modernizando o seu logótipo, assim como a imagem de todo o portefólio de produtos, mas mantendo as suas características distintivas, que tanto contribuem para a relevância da marca. Desta forma, queremos capitalizar o valor da Nobre, enaltecendo os aspectos que mais nos diferenciam: a confiança, a qualidade, a inovação e, claro, o sabor.
E qual é o novo posicionamento? Como o justificam?
“Inspira o Nobre sabor da vida” é o novo propósito da marca e pretende reflectir a evolução da Nobre ao longo dos últimos anos.
Quando olhamos para as mudanças, a que mais se distingue é o facto da Nobre já não ser apenas uma marca de charcutaria, mas sim uma marca de alimentação. Actualmente, os portugueses encontram na Nobre uma vasta variedade de produtos, desde os autenticamente portugueses até às opções adaptadas às novas necessidades e tendências, que permitem criar refeições para todas as horas do dia e para todos os gostos.
Além de continuarmos a apostar no sabor, na qualidade, na inovação e na diversidade de produtos, queremos continuar a evoluir inspirando um futuro mais sustentável com a redução da nossa pegada ambiental e inspirando a promoção de uma sociedade mais justa, através do nosso projecto de responsabilidade social Nobre Casa de Cidadania (NCC).
Tudo isto promove a confiança nos consumidores e a consciência de que estão a oferecer o melhor e a cuidar de todas as suas necessidades e da respectiva família. No momento de desfrutar de uma refeição há um sentimento de prazer associado à comida saborosa e a certeza de que estão a ser criados momentos de partilha memoráveis, vivendo a cultura portuguesa. E todos sabemos que é à mesa que se criam grandes histórias e memórias! Assim, queremos continuar a inspirar os Portugueses a desfrutarem do Nobre sabor da vida.
Qual a nova assinatura?
A nova assinatura é “Fazer com gosto é Nobre”. Esta assinatura é desenvolvida com base no novo propósito e será comunicada numa nova campanha, cujo objectivo é continuar a manter a marca ainda mais próxima dos consumidores, reforçando o papel cada vez mais relevante da marca na vida dos portugueses, pela sua vasta diversidade de produtos e momentos de consumo onde a Nobre pode fazer a diferença em facilitar o seu dia-a-dia.
O que muda ao nível das embalagens?
Ao nível das embalagens, o objectivo, além de reforçar o fácil reconhecimento da marca e produtos, foi garantir a clareza das mensagens e conseguir um maior alinhamento e uma maior coerência entre gamas, com uma imagem mais actual e moderna.
A Nobre, mais do que uma marca de charcutaria, é uma marca alimentar cuja oferta é bastante diversificada e, neste contexto, quisemos garantir que em todos os produtos existe uma organização coerente da informação, em termos de posicionamento dos elementos, identificação de sub-gamas e benefícios dos produtos. Foi também reforçado o apetite appeal das imagens dos produtos, assim como incluídas mensagens de educação para a sustentabilidade relativamente à reciclabilidade das nossas embalagens.
Com que agências trabalharam no desenvolvimento deste rebranding?
A nova imagem, logótipo e embalagens foram desenvolvidas pela VLMY&R. O conceito criativo da campanha de comunicação ficou a cargo da Uzina, foi realizado pelo Martim Condeixa, com produção da Playground e a central de produção foi a Pro(u)d.
A campanha de comunicação é o culminar de todas estas mudanças?
A nova campanha é um dos eixos de renovação da marca e pretende comunicar todas estas mudanças, propósito e imagem. A Nobre quer continuar a ajudar os portugueses a “Fazer com gosto”, quer estar ainda mais presentes no dia-a-dia.
Qual é o racional por detrás da campanha e como é que se relaciona com esta nova fase da marca?
Todos os dias, a vida das famílias muda e novos desafios têm de ser superados. Contudo, há um grande desafio que é comum a milhões de portugueses – o drama das cinco e meia – e que está sempre presente: olhar para o relógio, por volta das 17h30, e pensar: o que é que vou fazer para jantar? O que é que vou fazer para o jantar da família? E os amigos que vou receber hoje, o que é que posso apresentar para o jantar? Não tenho quase nada em casa e preciso de uma solução!. Estas são algumas das perguntas que ecoam na cabeça de tantos portugueses.
E está tudo bem, porque estamos todos juntos nisto! E porque tendo pelo menos um produtoNobre em casa, a solução está encontrada! A versatilidade dos produtos permite criar desde opções rápidas como ovos mexidos com salsichas, que fazem as delícias das famílias, um risoto de chouriço, bacon e cogumelos que encanta todos os amigos, ou uma salada leve e colorida acompanhada por um hambúrguer de espinafres.
Soluções não faltam e, ainda assim, quando a imaginação falha, a Nobre continua a inspirar os portugueses através da proposta de ideias e receitas deliciosas que podem ser descobertas no website ou nas redes sociais da marca.
Como vão ser comunicadas estas mudanças e a campanha?
Desenvolvemos uma estratégia de comunicação integrada que passa por TV, digital e acções de Relações Públicas. Os portugueses vão poder acompanhar a nova campanha na televisão e nas redes digitais. A partilha de conteúdos nas redes sociais da Nobre e o marketing de influência também farão parte da estratégia. Tudo isto, será acompanhado por assessoria de imprensa.
A OMD é a agência responsável pela estratégia de investimento em meios e a Adagietto pelos conteúdos em redes sociais, campanha de marketing de influência e assessoria de imprensa.
Ainda poderão apresentar mais novidades até ao final do ano?
Até ao final deste ano, o foco continuará a ser a implementação do novo propósito, da nova imagem e a comunicação da campanha “Fazer com Gosto é Nobre”. Estamos a trabalhar no sentido de garantir que a mensagem chega ao maior número de pessoas e que é assimilada.
Mas, como é conhecido por todos, gostamos de surpreender e, por isso, ainda durante este ano teremos novidades para apresentar no que diz respeito a inovação, com o lançamento de produtos. Desta forma, construímos um portefólio cada vez mais diversificado e que permite às famílias encontrar sempre novas soluções e gerar novas ideias para hora da refeição.
Em paralelo continuaremos a apostar no nosso projecto de responsabilidade social – Nobre Casa de Cidadania – com a comunicação dos Cidadãos Nobre 2022 e ainda a abertura de mais uma fase de candidaturas a novas histórias inspiradoras, para revelarmos em 2023.
Texto de Filipa Almeida