Nestlé investe 1,4 mil milhões em plástico reciclado

A Nestlé vai investir mais de 1,5 mil milhões de francos suíços (cerca de 1,4 mil milhões de euros) na criação de um mercado para plásticos reciclados que possuam as características necessárias para ganhar nova vida no sector alimentar. Ciente de que a maioria do plástico é difícil de reciclar tendo em vista o fabrico de embalagens de alimentos, a Nestlé decidiu apoiar o desenvolvimento de novas soluções.

A multinacional vai também fornecer até dois milhões de toneladas de plástico reciclado para utilização alimentar. O objectivo é que as marcas possam substituir o plástico virgem por plástico reciclado no momento de produzir as embalagens que transportarão os seus produtos.

«Nenhum plástico deve terminar num aterro ou como lixo», afirma Mark Schneider, CEO da Nestlé. «Tornar o plástico reciclado seguro para alimentos é um enorme desafio para a nossa indústria. É por isso que, além de minimizar o uso de plásticos e recolher resíduos, queremos fechar o ciclo e tornar mais plásticos infinitamente recicláveis», acrescenta o responsável.

Em comunicado, a Nestlé adianta ainda que irá lançar um fundo de empreendedorismo para o desenvolvimento de embalagens sustentáveis. As startups que participarem terão acesso a 250 milhões de francos suíços (aproximadamente 233 milhões de euros).

Até 2025, a Nestlé compromete-se a tornar 100% das suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis. Nesse sentido, reduzirá para um terço a sua utilização de plásticos virgens no mesmo período e trabalhará com outras entidades para promover a economia circular. A Nestlé adianta também que está a colaborar com terceiros para limpar os mares de resíduos de plástico.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...