Nespresso doa 126 toneladas de arroz em embalagens de papel
O arroz doado pela Nespresso ao Banco Alimentar, no âmbito do projecto “Reciclar é Alimentar”, chega agora às famílias apoiadas numa embalagem de papel, 100% reciclável. A marca vai entregar, este ano, mais de 126 toneladas de arroz a 21 Bancos Alimentares de Portugal Continental e Ilhas, que serão entregues a mais de 2600 instituições de solidariedade social.
A nova embalagem de arroz é produzida pela Novarroz e, de acordo com a Nespresso, vai permitir uma redução de 200 toneladas de plástico. O saco cumpre os critérios de segurança e qualidade alimentar e conta com certificação FSC MIX, que garante que os materiais utilizados na sua produção são oriundos de florestas certificadas, reciclados e/ou resultantes de madeira controlada.
O “Reciclar é Alimentar” é um projecto de economia circular que começa no momento em que os portugueses bebem café e separam a cápsula Nespresso. Das cápsulas recicladas é aproveitada a borra do café, que é depois inserida num composto agrícola usado nos terrenos de cultivo de arroz, na Herdade Monte das Figueiras, em Santa Margarida do Sado. O arroz ali produzido é comprado pela Nespresso e doado ao Banco Alimentar.
«A economia circular e o reaproveitamento das nossas cápsulas estão na origem do ‘Reciclar é Alimentar’, que surge como uma forma de reaproveitar a borra de café das cápsulas usadas ao integrá-la num composto 100% orgânico, que vai enriquecer campos de arroz. Com esta nova embalagem de papel, 100% reciclável e biodegradável, conseguimos criar aqui um círculo virtuoso, que materializa a nossa visão 360º da sustentabilidade. Ou seja, ao mesmo tempo que oferecemos um café da mais alta qualidade, estamos a contribuir activamente para a circularidade e para sustentabilidade económica, social e ambiental», refere, em comunicado, Brigitte Felber, business executive officer da Nespresso Portugal.