Nem Samsung nem Apple. Xiaomi é a maior marca de smartphones da Europa
A Xiaomi é, actualmente, a principal marca de smartphones na Europa. Pela primeira vez, a insígnia chinesa chegou ao primeiro lugar do top tendo em conta o número de equipamentos vendidos no segundo trimestre deste ano. De acordo com dados da Strategy Analytics, superou as rivais Samsung e Apple.
A mesma análise indica que a Xiaomi enviou das suas fábricas para as lojas (shipment) 12,7 milhões de telemóveis no segundo trimestre, conquistando uma quota de 25,3% no mercado europeu. Trata-se de um aumento de 67,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
A Samsung, por seu turno, registou uma quota de mercado de 24%, correspondente a um decréscimo de 7% em termos homólogos. Já a Apple ficou-se pelos 19,2%, com uma subida, ainda assim, de 15,7%.
Rússia, Ucrânia, Espanha e Itália foram os mercados europeus onde a Xiaomi provou ser mais popular. Quanto aos equipamentos mais procurados, destacam-se as gamas Mi e Redmi.
Os lugares seguintes do top europeu são ocupados pela Oppo (56%) de quota de mercado) e Realme (3,8%). As restantes marcas correspondem aos 22,2% remanescentes.