Nem para as orelhas nem para tirar maquilhagem: Esta é a função para a qual foram criados os cotonetes
São indispensáveis nas casas de banho e a sua principal utilização é para limpar os ouvidos. No entanto, se utilizarmos cotonetes para este fim, devemos ter em conta as recomendações dos médicos otorrinolaringologistas: podem ser utilizados para limpar os pavilhões auriculares, ou seja, as orelhas, mas não o interior das orelhas.
“Os cotonetes são maus por várias razões: em primeiro lugar, empurram a cera para o interior do ouvido e criam bloqueios e, em segundo lugar, tendem a criar micro-traumas no interior do canal auditivo”, relata o site francês bfmtv.com de um farmacêutico.
Fazem também frequentemente parte do “kit de ferramentas” utilizado na maquilhagem: servem para corrigir e apagar os erros cometidos com o rímel, o eyeliner, o batom ou o verniz das unhas.
O que é certo, porém, é que os cotonetes não foram inventados para estes usos pessoais, mas sim para limpar pequenos orifícios, tendo a ideia sido copiada por Leo Gerstenzang da sua mulher, que costumava colocar cotonetes em palitos.