Não sabe como ajudar? Campanha “Assino de Cruz” une treze instituições de solidariedade para incentivar consignação do IRS em Portugal

Pela primeira vez em Portugal, treze das mais reconhecidas instituições de solidariedade social uniram-se numa campanha inédita para sensibilizar os contribuintes a consignar 1% do seu IRS. A iniciativa “Assino de Cruz. Sem custos para si com vantagem para todos” pretende desmistificar preconceitos e reforçar o impacto positivo deste gesto simples, mas determinante para a sustentabilidade de projetos sociais em todo o país.

A Acreditar, a Aldeias de Crianças SOS, a APAV, a Associação Salvador, a Cáritas Portuguesa, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Fundação Gil, a Fundação Rui Osório de Castro, a Just a Change, a Make-A-Wish, o Novo Futuro, a Operação Nariz Vermelho e a SIC Esperança juntaram esforços para disseminar a mensagem e incentivar mais portugueses a aderirem à consignação do IRS.

A partir deste ano, a percentagem do IRS que pode ser consignada duplica para 1%, permitindo um reforço no apoio a diversas causas sem qualquer custo adicional para o contribuinte.

O principal objetivo da campanha é esclarecer equívocos e reforçar a importância da consignação como um mecanismo gratuito de apoio social, uma vez que, segundo um estudo da Netsonda, apenas 50% dos contribuintes realizam a consignação de forma regular, apesar de 93% estarem cientes desta possibilidade. Além disso, 27% desconhecem que este processo não implica custos, e 24% demonstram desconfiança nas entidades beneficiárias.

Juntas, as treze instituições envolvidas impactam anualmente mais de 410 mil beneficiários, assegurando a continuidade de respostas fundamentais para quem mais precisa.

Para simplificar o processo e torná-lo mais acessível, foi criada a plataforma assinodecruz.org, onde os contribuintes podem obter informações detalhadas sobre o funcionamento da consignação do IRS. O site disponibiliza testemunhos de beneficiários, além de um tutorial passo a passo para facilitar o preenchimento da declaração de IRS.

A campanha, que conta com o apoio de Rui Bairrada, Chairman do Doutor Finanças, estará ativa até maio, incentivando os contribuintes a consignarem o IRS de forma simples e sem custos, mas com um impacto significativo para as instituições de solidariedade. “Consignar o IRS é a forma mais fácil de ajudarmos alguém. Não tem qualquer custo para nós, mas tem um preço incalculável para as associações que estão no terreno a tentar ajudar”, afirma Rui Bairrada, destacando que uma simples cruz na declaração de IRS pode fazer toda a diferença.

A agência criativa Cupido foi responsável pelo desenvolvimento e execução integral da campanha, concebendo uma estratégia de comunicação eficaz para maximizar o impacto da mensagem. “É fundamental que todos compreendam que a consignação do IRS é um gesto simples, sem custos, mas que pode mudar vidas”, sublinha João Goulão, Diretor Geral da agência. A campanha reforça o apelo à ação e a importância de cada contribuinte contribuir para um futuro mais solidário e sustentável.

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