Não sabe a que associação consignar 0,5% do IRS? Esta plataforma dá uma ajuda

Existem precisamente 4231 entidades a quem os contribuintes podem consignar 0,5% do seu IRS quando preencherem a declaração referente a 2019 – que deve ser entregue até ao final de Junho. O facto de a lista ser tão extensa pode dificultar a escolha da associação ou organização a apoiar, mas há uma plataforma que quer ajudar a resolver este problema.

Chama-se IRSconsig, foi criada pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), através do grupo CivicTech, e permite pesquisar e filtrar as mais de quatro mil entidades disponíveis. É possível, por exemplo, pesquisar por distrito ou área de intervenção, reduzindo as possibilidades com base nos interesses do contribuinte.

“Para além de facilitar o processo de pesquisa, houve a preocupação de promover a máxima igualdade de oportunidades, sendo a informação apresentada de forma isenta, numa lista ordenada aleatoriamente”, garante a associação em comunicado.

O sistema IRSconsig surge acompanhado de uma campanha nas redes sociais sob o mote “O todo é sempre maior do que a soma das partes”, através da qual a APDSI espera incentivar a população a consignar 0,5% do IRS. Recorde-se que este é um gesto que não tem quaisquer custos para o contribuinte, não influenciando também o valor de um potencial reembolso.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...