Não dispensa os folhetos na sua ida ao supermercado?
Entre Janeiro e Junho de 2023, o número de folhetos lançados pelas insígnias em Portugal diminuiu 12% (-66 folhetos), face ao primeiro semestre de 2022. Este é um dos resultados resultantes do serviço e-Foliotrack, da Marktest, entidade que sublinha que a redução é transversal a todas as insígnias, em análise, com excepção do El Corte Inglês, que apresenta o mesmo número de folhetos, e do Intermarché, que apresenta um aumento face a 2022 (+18%).
Quando analisamos o top de insígnias que comunicam o maior número de folhetos não se registam alterações. O Continente surge em primeiro (com 22% dos folhetos), seguido do E.Leclerc (16%) e do Pingo Doce (15%).
Praticamente invariável é o número de inserções, já que apesar de existir um decréscimo face ao primeiro semestre de 2022, a sua variação é de -1%. Ou seja, apesar das insígnias estarem a reduzir o número de folhetos, cada folheto lançado tem um maior número de inserções. No primeiro semestre de 2022 cada folheto teve em média 328 inserções, enquanto que no primeiro semestre deste ano teve em média 368 inserções
E.Leclerc, Continente e Pingo Doce continuam também a ser as insígnias que comunicam um maior número de inserções. Já o Intermarché e o El Corte Inglés foram as insígnias que registaram um maior aumento do número de inserções, +15% e +12%, respectivamente.
Mercearia, Higiene Pessoal, Lacticínios, Bebidas Alcoólicas e Congelados são os sectores mais comunicadas em folheto, mas apenas Mercearia e Lacticínios aumentaram o número de inserções quando comparado com s primeiros seis meses de 2022. Já em termos de categorias, em primeiro lugar, encontra-se a categoria de Queijos e em segundo os Iogurtes (mantendo as posições em relação aos primeiros semestres de 2021 e 2022). Bolachas sobe de um quinto (em 2022) para um terceiro lugar, passando assim Café Cápsulas para quarto (estava em terceiro no ano anterior) e Vinho Tinto para quinto (em quarto em 2022).