“Na Smurfit Kappa centramos os nossos esforços em melhorar as operações diárias e os resultados económicos dos nossos clientes”
A Smurfit Kappa tem como prioridade na sua atividade o negócio dos seus clientes, o que levou a empresa a tornar-se líder em soluções de embalagem para todo o tipo de setores. Soluções que procuram aumentar as vendas, reduzir os custos e mitigar os riscos das cadeias de fornecimento, e ajudam a potenciar a imagem da marca graças a desenhos que captam a atenção do consumidor no linear. Um valor crescente na atual situação em que nos encontramos e da qual nos fala Raúl André, Diretor Geral da Smurfit Kappa Celpack.
Que mudanças acha que ocorrerão como resultado da atual crise?
Nenhum negócio está imune à atual crise provocada pela Covid-19 e a situação do sector muda continuamente, dependendo da evolução das necessidades concretas dos consumidores e dos seus interesses, cada vez mais sensíveis ao preço. Por esse motivo, na Smurfit Kappa concentramos os nossos esforços em melhorar as operações diárias e os resultados económicos dos nossos clientes, com ferramentas que revejam os seus processos de embalagem para acelerar todo o ritmo de produção e distribuição, sem riscos e com um menor custo operacional, com projetos mais otimizados, que ocupem menos espaço no armazém, otimizem a sua cadeia logística e melhorem a imagem de marca no ponto de venda e a experiência do consumidor. Somos apoiados por mais de 80 anos de experiência no setor e uma equipa de profissionais proativa e comprometida com os nossos clientes.
Como está a trabalhar a Smurfit Kappa para se adaptar a esta nova situação?
Na Smurfit Kappa contamos com 26 Experience Centres em todo o mundo, interconectados para partilhar todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos e nos diferentes países em que operamos. Neles dispomos da mais recente tecnologia do mercado, que nos ajuda a criar soluções que potenciam o negócio dos nossos clientes. Tecnologia como eSmart, um serviço de packaging integral especialmente adaptado a práticas de eCommerce, que otimiza as operações diárias e melhora os resultados económicos, enquanto se ajusta aos requisitos da crescente exigência dos compradores online.
Além disso, todas as nossas soluções são recicláveis, renováveis e biodegradáveis, pois são produzidas em cartão canelado, pelo que ajudam os nossos clientes a reduzir a sua pegada ambiental e a serem socialmente responsáveis, um aspeto diferenciador que os consumidores têm em consideração.
Como trabalha a Smurfit Kappa Celpack nos diferentes setores?
O setor está a adaptar-se às novas tendências de mercado: eCommerce, a impressão digital, a rastreabilidade da embalagem ou a exigência de soluções cada vez mais renováveis e sustentáveis. Muitas destas tendências afetam setores como o agrícola, onde somos o fabricante de referência para produtores, comerciantes e retailers graças aos nossos mais de 50 anos de experiência nesta área, refletidos no nosso sistema de embalagem P84, com produtos com alta resistência à humidade e capacidade para manter o produto fresco e ventilado, que mantêm a estabilidade da carga e otimizam o transporte e permitem o empilhamento entre diferentes modelos; ou o setor alimentar, com embalagens que possuem características especiais que ajudam a otimizar a cadeia de fornecimento e melhoram a experiência de compra do consumidor final, como as nossas embalagens prontas para venda (SRP) de cartão canelado.