Na praia e sem dados? Estes são os melhores tarifários com internet
Em Janeiro deste ano, dados fornecidos pelo DataReportal mostram que os portugueses estiveram online 7h40 por dia. A média global, no mesmo período, foi de 6h53, evidenciando a importância que a internet tem para os portugueses – ainda assim, superados amplamente pelos filipinos, que passaram 10h23 por dia online, em Janeiro.
Chegados ao Verão, os dias de maior calor e as férias são, para muitos, tempo de deixar o telemóvel sossegado dentro da mala ou da gaveta, mas há também quem não consiga desligar por completo e, por isso, os dados móveis tornam-se um bem essencial, ao lado do protector solar ou da toalha de praia.
Segundo a Selectra, saber escolher o tarifário adequado a este nível de consumo requer alguns cuidados, até porque nem todos estão preparados para dar resposta a uma utilização intensa. A plataforma especializada em comparação de tarifas de telecomunicações dá, por isso, cinco dicas e revela, ainda, quais são os melhores tarifários com dados móveis disponíveis actualmente no mercado:
1 – Pondere se precisa mesmo de um pacote TV+Net+Voz ou apenas de internet
Os chamados pacotes 3P são geralmente os mais procurados pelos consumidores. No entanto, não são raras as vezes em que a TV e/ou telefone acabam por não ser utilizados. Assim, antes de ceder à tentação de contratar logo todos os serviços num só, reflicta mesmo sobre se lhes vai dar utilidade, ou se vai acabar por pagar por algo que vai utilizar apenas uma vez por mês.
2 – Faça a estimativa de qual foi o seu consumo de internet durante os últimos meses
Se é uma daquelas pessoas que precisa de estar sempre conectada fora de casa, deve tentar perceber qual é o seu padrão de consumo para que possa procurar um tarifário que esteja à sua altura. Até porque, se contratar um pacote com pouca internet, corre o risco de ultrapassar o plafond mensal da sua operadora e pagar bem mais caro do que se tivesse contratado inicialmente uma tarifa com um maior número de MB.
3 – Preste atenção ao período de fidelização dos contratos
Na eventualidade de estar à procura apenas de um tarifário móvel e não querer assinar qualquer tipo de contrato, o melhor será optar por um pacote pré-pago visto que estes funcionam à base de carregamentos e normalmente têm todo o tráfego incluído durante os dias de utilização.
No entanto, se estiver a pensar em contratar um tarifário 3P sem fidelização, o caso já muda um pouco de figura, isto porque, embora seja uma alternativa possível, os preços mensais a pagar por um serviço nestas condições é bastante mais elevado. Para além de que o custo de instalação também terá de ser suportado pelo consumidor, ao contrário do que acontece com os pacotes com fidelização.
4 – Reflicta sobre se os descontos das operadoras valem mesmo a pena
Já ouviu o provérbio “quando a esmola é muita, o pobre desconfia”? Ora é precisamente isto que deve fazer caso se depare com uma oferta demasiado atractiva: desconfiar. E ao mesmo tempo que avalia com atenção as condições dos descontos que estão a ser oferecidos, não se esqueça também de averiguar qual vai ser o preço que terá de pagar no final desse período promocional. Isto porque pode acabar por pagar bem mais do que aquilo que está a ser disponibilizado actualmente pelas outras operadoras.
5 – Compare as ofertas actuais de todas as empresas
Um consumidor poupado é um consumidor informado! Isto é, só pesquisando de forma regular todas as ofertas do mercado é que se pode ter a certeza de que o tarifário que temos contratado é o que, de facto, oferece o melhor benefício de preço/qualidade. No entanto, e porque nem todos dispõem de tempo para fazer esta pesquisa, os consumidores podem sempre contar com a ajuda de empresas que são especializadas nestes serviços e que ajudam a encontrar a tarifa mais adequada.
Quem não se quer mesmo preocupar com o consumo de dados, tem à disposição operadoras com tarifários com internet ilimitada. Porém, para quem procura opções mais equilibradas, a análise da Selectra aponta para estes tarifários: