Museus de Famalicão apresentam nova identidade visual

Unir os vários museus do concelho e, ao mesmo tempo, reforçar a singularidade de cada um deles era o desafio da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão. O resultado é dado a conhecer hoje, Dia Internacional dos Museus, e consiste numa nova identidade para as 12 unidades que constituem este projecto de valorização do património.

O novo conceito foi planeado e desenvolvido pelo Gabinete de Comunicação e Imagem do Município de Vila Nova de Famalicão, num trabalho interno que visa representar “um novo capítulo da sua história, fiel à sua identidade, mas mais contemporâneo e com maior potencial de apropriação emocional”, segundo é explicado em comunicado.

Um dos grandes destaques desta reformulação é o novo logótipo da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão que se divide em duas partes: ilustrativo e designativo. A primeira conta com linhas que se cruzam entre si e que formam as iniciais “m” e “f”. A intenção, neste caso, é unificar e interligar a comunicação da rede.

O lado designativo do logo surge na palavra Famalicão e exibe uma fonte serifada, com pequenas astes que pretendem simbolizar representa a tradição, cultura, respeito, grandeza e sofisticação da instituição.

Quanto às cores usadas, o dourado representa a tradição, sabedoria e riqueza do património, ao passo que o cinzento aponta para a evolução e a modernidade da cidade.

A Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão é constituída por 10 museus e 2 colecções visitáveis: Casa de Camilo: Museu. Centro de Estudos; Casa-Museu Soledade Malvar; Museu Bernardino Machado; Museu Cívico e Religioso de Mouquim; Museu da Confraria de Nossa Senhora do Carmo de Lemenhe; Museu da Guerra Colonial; Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave; Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa; Museu de Cerâmica Artística da Fundação Castro Alves; Museu do Automóvel; Museu da Fundação Cupertino de Miranda – Centro Português do Surrealismo; Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado.

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