MultiOpticas: Uma marca «cuidadora»

Desde sempre a MultiOpticas assume a responsabilidade e procura colmatar as dificuldades de todos aqueles que precisam ver melhor, através de uma oferta de produtos e serviços vasta e adaptável à condição económica de qualquer um. No entanto, continua a haver uma franja da população sem qualquer acesso a estes cuidados de saúde e, nestes casos, através das ligações da marca a várias ONG, existe a tentativa de chegar a estas pessoas através de unidades móveis de rastreios e da oferta de óculos a todos aqueles que de outra forma não teriam condições para os adquirir.

De acordo com Marta Patrício, Branding & Communication manager, e Ana Portugal, head of CSR da MultiOpticas, «a responsabilidade social e a sustentabilidade complementam-se uma à outra em quase todas as acções e eventos que realizamos na empresa, envolvendo também os nossos colaboradores, parceiros, franquiados e até os clientes».

As duas responsáveis reforçam que «este ano foi muito activo relativamente a este tema, pois realizámos gratuitamente cerca de 2100 rastreios visuais através da nossa unidade móvel de rastreio, junto das localidades mais distantes e das comunidades mais carenciadas. Doámos cerca de 535 óculos graduados, celebrámos o Mês da Visão, o Dia Mundial da Literacia, promovemos a sensibilização para a importância da saúde visual, sobretudo junto de crianças, e ajudámos as comunidades mais próximas de todas as formas possíveis e imaginárias».

Fora de Portugal, a MultiOpticas desenvolveu uma segunda missão em Moçambique e apoiou a Ucrânia com um camião de donativos.

Este é um trabalho que ocorre ao longo de todo o ano, de forma invisível para o grande público, mas existe um período muito importante para a MultiOpticas que é o Mês da Visão, em Outubro. Este período é focado na sensibilização para a importância da saúde visual, onde as crianças assumem especial destaque. São desenvolvidas acções e iniciativas de comunicação a nível nacional com os objectivos de projecção e visibilidade. Marta Patrício acredita que «temos o papel de educar para as questões de saúde visual, sensibilizando os pais para o impacto da visão no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Em 2021, beneficiando da nossa presença em todo o País, envolvendo colaboradores internos no contacto com os agrupamentos escolares, foram rastreados milhares de crianças com maiores dificuldades económicas, das quais oferecemos mais de 1000 cheques visão para serem trocados por um par de óculos completos, mas também identificámos crianças com patologias para as quais não tínhamos competência para ajudar, mas em que fomos importantíssimos na identificação do problema».

Este ano, a MultiOpticas celebrou o Mês da Visão com o lançamento do Zoo das formigas, em parceria com o Jardim Zoológico, onde, de forma divertida, e como primeiro teste, as crianças e os pais puderam testar a sua visão enquanto aprendiam sobre o ecossistema das formigas. «Também aqui, e juntamente com as escolas convidadas, ajudámos todos aqueles que precisavam. Por cada criança impactada positivamente, impactamos uma família, a comunidade escolar, os amigos, e construímos uma imagem de cuidado e confiança em cada um deles, solidificando o posicionamento de MultiOpticas», afirma Marta Patrício.

PREOCUPAÇÕES COM A SUSTENTABILIDADE

De acordo com as duas responsáveis, «as grandes preocupações do sector são sobretudo com a origem, fabrico e reutilização dos materiais que compõem os produtos comercializados. No caso da MultiOpticas, enquanto marca cuidadora e alinhada com os objectivos de sustentabilidade das Nações Unidas, procuramos trabalhar com produtos e marcas que estejam alinhados com os mesmos».

Neste sentido, a MultiOpticas tem diversas parcerias, entre elas uma com a Universidade do Minho, em que apoia um projecto de investigação de reciclagem de lentes de contacto. Ana Portugal afirma que «este projecto tem por objectivo encontrar novas utilizações daquele material. O papel da marca é o de sensibilizar os seus clientes para este problema. Assim, em todas as nossas lojas, existe um ponto de recolha, que depois é enviado para a Universidade do Minho. Todo o angariado pela venda dos sacos em loja, obrigatório por lei, reverte também para a investigação».

«Claro que em todas as nossas lojas e escritórios temos presente a obtenção da maior eficiência energética e respeito pelo ambiente. Faz parte da cultura de toda a equipa MultiOpticas », afirma Ana Portugal.

Além dos projectos específicos que existem na empresa relativamente às áreas de sustentabilidade e responsabilidade social, a MultiOpticas tem a preocupação constante de medir a pegada ecológica de todas as suas operações e, sempre que se verifica ser necessário, aplica medidas correctivas, procurando envolver todas as equipas para tornar o processo mais rico, criativo e eficaz.

Ana Portugal garante ainda que «já tomámos mais de 30 medidas internas para reduzir a nossa pegada e vamos continuar a trabalhar neste sentido. Além disso, realizámos várias acções conjuntas em diversas regiões do País para que todos possam sentir-se parte deste projecto, e criámos um logótipo exclusivo para o mesmo».

«A MultiOpticas tem por objectivo desenvolver e fazer crescer as marcas sustentáveis que já fazem parte do seu portefólio, como a DbyD, com óculos feitos a partir de materiais reciclados e bio acetato, ou a Karun, que trabalha sob uma lógica de economia circular e foi eleita como uma das marcas mais sustentáveis do mundo. Por outro lado, em todos os pontos de venda da MultiOpticas, a empresa está a migrar para sistemas de iluminação mais eficientes do ponto de vista ambiental. Do mesmo modo, trabalha de forma continuada com materiais provenientes de fontes sustentáveis», afirma Marta Patrício.

PARCERIAS E RESPONSABILIDADE

Na área da responsabilidade social, a MultiOpticas tem vários parceiros e organizações com as quais trabalha ou apadrinha, tais como a HELPO ONG, a Fundação Ronald McDonald, a Cáritas Portuguesa, a Associação Jorge Pina e a Associação “Somos Nós”, entre muitas outras a nível nacional.

Na vertente da sustentabilidade, a marca já realizou diversos workshops com Pedro Norton de Matos/Greenfest e trabalha em parceria com a ANEFA (Associação Nacional de Empresas Florestais e Agrícolas e do Ambiente), com a Universidade do Minho e com as autarquias dos locais onde são realizadas todas estas actividades.

De acordo com Ana Portugal, «todos os projectos e iniciativas são desenvolvidos a pensar no envolvimento das equipas MultiOpticas. Somos uma grande família, preocupada, activa, que gosta de ser ouvida e de participar em todos os projectos e iniciativas da nossa empresa. Esta grande adesão prende-se, em primeiro lugar, pela necessidade de querer fazer o bem, sentirem que estão a contribuir para a melhoria de algo. Em segundo lugar, pela quebra da rotina laboral, onde se torna possível fazer coisas diferentes e interagir com diferentes colegas, factores importantíssimos para construção de uma cultura forte e orgulhosa».

Na MultiOpticas, todos os projectos de responsabilidade social e de sustentabilidade implicam a participação directa ou indirecta dos colaboradores, que são directamente convidados a participar. Para que todos se sintam envolvidos, é dada a oportunidade de participação em várias regiões e a «resposta é sempre muito positiva».

«A escolha de uma marca vai muito mais além do benefício funcional da mesma», diz Marta Patrício, a propósito dos critérios dos potenciais colaboradores na escolha de uma empresa para trabalhar.

«Preferimos pagar mais pelas marcas que têm um propósito e um papel activo na sociedade. Estes factores são cruciais para o employer branding, ainda mais nas gerações mais novas. Empresas inclusivas e responsáveis social e ambientalmente serão sempre as mais desejadas. Mas não chega dizer que se faz, é preciso fazê-lo, efectivamente.»

No próximo ano a MultiOpticas pretende continuar o trabalho desenvolvido até à data. «Esta é uma marca de matriz cuidadora, democrática, de todos e para todos e com base nestes valores vamos continuar a estar junto das comunidades mais carenciadas, sobretudo das crianças. Continuaremos a trabalhar para uma maior eficiência em toda a cadeia de valor, reduzindo a nossa pegada ambiental. Num próximo ano, que se adivinha pleno de incertezas, estaremos também muito atentos às nossas pessoas», concluem Marta Patrício e Ana Portugal, da MultiOpticas.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 317) da Marketeer.

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