MultiOpticas: De todos e para todos

Num mercado tão competitivo como o das ópticas, a MultiOpticas já conquistou o seu lugar e é, actualmente, uma marca na qual os consumidores portugueses confiam para tratar da saúde dos seus olhos. Nesta entrevista à Marketeer, Sandra Silva, Iberia Retail Marketing director, partilha os valores e a missão da MultiOpticas através da estratégia de comunicação e marketing, valorizando cada vez mais o conhecimento dos seus clientes e das suas necessidades específicas, e apontando a forma como pretendem responder.

Num sector tão concorrido como o das ópticas, quais são os principais elementos que diferenciam a MultiOpticas da sua concorrência?

A MultiOpticas diferencia-se pela sua matriz de proximidade e de marca cuidadora de todos e para todos. É o especialista em visão onde os portugueses encontram todas as soluções, as mais adequadas e o maior portefólio com as melhores marcas “eye wear”.

Como é que têm definido e segmentado o vosso público-alvo no que diz respeito às campanhas de publicidade e marketing?

O target de comunicação é definido pelo nosso perfil de clientes, mas também pela conquista dos “first time buyers”, que queremos que considerem a MultiOpticas como a melhor insígnia para fazer o seu exame visual e para adquirirem os seus primeiros óculos.

Quais as estratégias de marketing que mais utilizam para atrair e reter clientes?

Uma das formas que utilizamos para nos mantermos próximos e relevantes aos olhos dos nossos clientes, e na qual continuaremos a apostar em 2024, é o recurso a CRM. Quanto maior for o nosso conhecimento sobre o perfil dos nossos clientes, melhor conseguimos satisfazer e antecipar as suas necessidades, oferecendo o conteúdo certo, no timing certo. É importantíssimo demonstrar que a MultiOpticas “Olha por mim, sempre”, oferecendo dicas de saúde visual, assim como conteúdos sobre tendências e promoções no momento mais pertinente para o cliente.

Nesse sentido, de que forma a MultiOpticas tem vindo a valorizar e a integrar o marketing digital nas suas estratégias de promoção e vendas?

Trabalhamos uma estratégia omnicanal, integrando todos os canais na estratégia de comunicação, ao longo do funil de compra: desde a notoriedade à conversão, quer seja em loja ou no nosso site. O marketing digital é mais uma ferramenta ao nosso dispor para comunicar com os nossos clientes e potenciais clientes, através das redes sociais e website, garantindo tráfego para as lojas.

Como é que estão a trabalhar para ter a comunicação certa para cada público-alvo nos canais tradicionais e nos digitais? No final, qual o peso de cada um deles na estratégia de marketing da empresa?

A primeira premissa para uma estratégia de comunicação adequada é conhecer bastante bem o consumidor e os nossos clientes. Depois, é garantir coerência na mensagem e na imagem, mas adequando-as aos objectivos de cada canal. Para sermos eficazes, necessitamos de trabalhar com todos, para responder a metas diferentes: canais offline trabalham mais notoriedade e consideração, e os canais online estão direccionados para visita e conversão.

Que papel têm as parcerias na vossa estratégia de marketing? O marketing de influência, por exemplo, é importante para a vossa comunicação?

A utilização de figuras públicas como embaixadores da marca assume uma importância enorme na estratégia de comunicação, porque permite-nos destacar da concorrência e manter níveis de notoriedade superiores.

Como é que utilizam analytics para ajustar e melhorar as vossas campanhas de marketing?

A MultiOpticas utiliza analytics para maximizar o potencial das campanhas. Retiramos inputs que nos permitem aumentar a eficiência dos conteúdos que criamos, dos meios que utilizamos e para fortalecer uma estratégia 360.

Quais são os desafios mais significativos que a vossa marca enfrenta actualmente no mercado, sobretudo do ponto de vista do marketing?

Acima de tudo, o maior desafio é conseguir manter-se relevante num mercado tão concorrencial, no qual mais de 10 players comunicam em simultâneo.

No campo da inovação, quão importante é esta componente dentro da estratégia de marketing?

A inovação é estruturante para o desenvolvimento da estratégia. Ser a insígnia com as mais recentes novidades, com modelos exclusivos das melhores marcas e com as soluções mais avançadas é o que nos torna naquilo que somos hoje.

É fácil adaptar a estratégia de marketing às tendências e mudanças no comportamento do consumidor?

Na verdade, cada vez mais os consumidores são mais exigentes, procuram marcas com propósito e com consciência, quer social, quer ambiental, e é esta evolução que a marca tem feito, porque quem a trabalha também é consumidor.

Desde há 30 anos que a marca tem evoluído nesse mesmo sentido e tenho a certeza de que continuará a fazê-lo num futuro próximo.

Por falar em futuro, de que forma a MultiOpticas poderá evoluir no âmbito do marketing?

A evolução nesta área passará, certamente, pelo aprofundamento da nossa relação com os clientes como marca cuidadora da saúde visual, tornando-a ainda mais próxima, disponível e especialista.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing de Ópticas”, publicado na edição de Julho (n.º 336) da Marketeer.