Motorola quer voltar a conquistar Portugal
M.ª João Vieira Pinto
Hoje é o Dia D para o regresso da Motorola a Portugal. E é o próprio director-geral EMEA da marca quem o diz: «Estamos a regressar em força porque gostamos de liderar.»
Há duas décadas, a marca, recorde-se, chegou a roer os calcanhares dos líderes e a destacar-se entre os principais players do mercado. Mas não só não soube acompanhar tendências como se afastou do seu target de clientes. Até há dois anos, altura em que foi adquirida pela americana Lenovo e deixou de «lutar para sobreviver para passar a lutar para vencer», recorda o responsável.
E depois de uma entrada a passos de lã – já que foi em Setembro que os primeiros smartphones Motorola chegaram às prateleiras em Portugal -, agora é o tudo por tudo para conquistar clientes, parceiros e multiplicar vendas, ou não fosse intenção declarada a duplicação do negócio a três anos. «Queremos ser líderes e vistos como marca tech no lifestyle.»
Para chegar até aqui, houve todo um investimento por parte do Intelligent Devices Group (IDG) da Lenovo, que inclui o negócio dos smartphones da Motorola, em Investigação & Desenvolvimento, em design de produto, em experiências e parcerias estratégicas – nomeadamente F1 e Moto Gp – e na concepção de um portefólio de produtos que respondam ao que o consumidor quer. Mais ainda, no último ano a marca investiu na constituição e formação de equipas e na conquista de espaço e destaque no retalho.
Agora, a marca não esconde que o objectivo é ganhar 7 pontos percentuais em notoriedade de marca nos principais mercados, crescer 58% em novos compradores abaixo dos 35 anos – «queremos ser uma love brand junto do target jovem», dizem – e aumentar 23% o tráfego online.
Ainda segundo o responsável, como parte da sua estratégia de crescimento, a Motorola está empenhada em expandir-se para novos mercados, e o relançamento em Portugal será fundamental para apoiar os objetivos estratégicos da empresa.
Neste novo mercado, a Motorola irá focar-se numa gama diversificada de dispositivos, desde as séries Moto G e Moto E até às famílias Motorola Edge e Motorola Razr, disponíveis nas principais lojas de retalho em Portugal, incluindo Worten, Radio Popular, Fnac – Media Markt, MEO, Vodafone, NOS e, em breve, no site oficial da Motorola em Portugal.
Andrea Monleon, General Manager da MBG Iberia, comenta a propósito: “O reforço da presença ibérica da Motorola na região EMEA com a inclusão do mercado português é um passo fundamental para nós. Demonstra que podemos oferecer um valor de marca único aos clientes e parceiros locais, apoiando simultaneamente as ambições comerciais da Motorola.”
A Motorola faz parte do Intelligent Devices Group da Lenovo, operação global que inclui a sua unidade de negócios de PCs e Dispositivos Inteligentes, assim como o Mobile Business Group.
*A jornalista escreve segundo o Antigo Acordo Ortográfico