MOR possibilita transacção electrónica de resíduos
Integrada no Mercado Organizado de Resíduos (MOR), surgiu em Portugal a MOR Online, uma plataforma electrónica que permite a transacção e valorização de diversos tipos de resíduos, como industriais, de construção, demolição e urbanos.
Esta assume-se como «a primeira plataforma electrónica autorizada pela Agência Portuguesa do Ambiente que permite organizar e potenciar a valorização e reintrodução desses resíduos no circuito económico, possibilitando que produtores/detentores e operadores económicos tenham uma forma rápida e eficiente de comercializar os seus resíduos nas melhores condições de preço, rapidez e segurança», como se pode ler em nota enviada à imprensa.
Através da plataforma, os clientes da MOR poderão, por exemplo, negociar os seus resíduos por adjudicação directa ou através de leilões multi-variáveis.
A MOR Online, constituída por empresas que actuam em todas as etapas da cadeia de valor da gestão de resíduos, assenta num modelo de negócio com anuidades pagas pelas empresas aderentes e pelas comissões cobradas pela quantidade efectivamente comercializada.