Mobilidade e Conectividade. Mitos ou Realidade?
Nos dias que correm, falar de mobilidade ou de conectividade é perfeitamente comum. Já nos habituámos a conviver diariamente com um conjunto de aplicações práticas e de opiniões sobre estes assuntos. E é justamente por isso que nos juntámos para falar um pouco sobre o tema: “Mobilidade e Conectividade, Mitos ou Realidade?”, na II Conferência Automonitor
Texto de André Mendes
No mundo que nos rodeia, quase todos estamos conectados e temos diversas necessidades de mobilidade, sendo que, à medida que a tecnologia vai permitindo, vamos também tendo acesso a mais soluções variadas. Mas, até que ponto é que tudo o que se fala é real? Serão muitas das coisas que ouvimos falar mitos ou realidade? Foi precisamente este tema que a Automonitor levou a análise na sua II Conferência: “Mobilidade e Conectividade, Mitos ou Realidade?”.
Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico de Lisboa, subiu a palco para mostrar em que patamar de desenvolvimento nos encontramos em termos de condução autónoma, numa tecnologia que, garantidamente, vai mudar de forma radical o cenário da mobilidade e da conectividade no mundo automóvel como o conhecemos. Quando é que isso poderá acontecer? Arlindo Oliveira refere que «as previsões variam entre quem acha que a condução autónoma substituirá os condutores humanos num período relativamente curto, até às outras projecções de quem acha que a condução autónoma não será, nunca, mais do que um nicho onde continuaremos a ter, basicamente, o modelo que temos agora, com meia-dúzia de carros autónomos no meio dos outros».
Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Outubro de 2019 da revista Marketeer.