Missão Continente procura heróis

Já arrancou o novo projecto da Missão Continente na área da sustentabilidade. O braço de responsabilidade social do Continente quer incentivar os portugueses a praticar boas acções e a adoptar hábitos mais amigos do ambiente, gerando um impacto positivo nas suas próprias vidas, mas também nas suas comunidades e no Planeta.

Sob o mote “Heróis Missão Continente”, esta iniciativa tem por base um sistema de ranking que irá premiar os portugueses pelas missões que completarem. A ideia é criar uma rede de “heróis”, a partir de uma comunidade online, que vai reconhecendo as boas acções de cada um dos participantes.

As missões propostas estão relacionadas com os três eixos de actuação da Missão Continente, nomeadamente Alimentação, Pessoas e Planeta. Pode passar por cozinhar refeições saudáveis para a família, ajudar vizinhos ou partilhar excedentes alimentares para reduzir o desperdício, por exemplo.

Para participar, basta escolher uma das missões disponíveis e seguir os passos de registo na plataforma “Heróis Missão Continente”. Sempre que uma missão for concluída, é necessário submeter fotografias ou vídeos que o comprovem, sendo recompensados com crachás e visibilidade no ranking.

Segundo a Missão Continente, também haverá algumas surpresas e prémios previstos para aqueles que consigam terminar as missões de grau de dificuldade mais elevado.

«A iniciativa Heróis Missão Continente pretende incentivar a comunidade a desenvolver acções positivas e gratificantes, promovendo um mundo melhor, através da consciencialização de todos e de um renovado espírito cívico. Além disso, queremos dar visibilidade aos muitos heróis anónimos que já existem pelo país, que não só merecem esse reconhecimento, mas também porque as suas acções poderão inspirar e motivar novos heróis», explica Nádia Reis, directora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente.

A Adagietto é a agência responsável pelo desenvolvimento da estratégia de conteúdos para este projecto, sendo que todo o plano de conteúdos foi pensado para inspirar e estimular a participação dos portugueses. Para conseguir isso mesmo, foram criados mini documentários que revelam histórias reais de colaboradores da Sonae MC.

A ideia era criar uma comunicação clara, directa e aspiracional. Como resposta a este desafio, a Adagietto criou uma estratégia baseada em criatividades e mensagens claradas e explicativas, bem como um vídeo motion de explicação da iniciativa.

«Heróis Missão Continente é um projecto que tem como objectivo impactar todo o País de forma positiva e trazer ao de cima o sentimento de activismo social nas pessoas. O que foi mesmo positivo neste projecto foi precisamente isso: falar com as pessoas, captar a sua essência e levá-las, através de uma conversa, a perceberem o verdeiro impacto que têm no seu dia-a-dia e na sua comunidade, algo sobre o qual muitas se calhar ainda não se tinham percebido», comenta Miguel Moreira Rato, CEO da Adagietto.

Artigos relacionados