Mimosa é a marca mais escolhida em Portugal. Conheça o top 10

Pela 9.ª vez consecutiva, a Mimosa é a marca de Grande Consumo mais escolhida em Portugal. O relatório anual global Brand Footprint da Kantar mostra que a insígnia de produtos lácteos continua a reunir a preferência dos consumidores portugueses, tendo sido retirada das prateleiras 44 milhões de vezes.

A Compal e a Delta completam o pódio, tendo ambas sido retiradas das prateleiras 17 milhões de vezes. A Delta destaca-se também por ter sido a marca de bebidas mais escolhida, escalando da quarta para a terceira posição.

O top 10 conta ainda com a Terra Nostra, Gresso, Nobre, Renova, Agros, Milaneza e Coca-Cola, sendo que esta última regressa aos lugares cimeiros depois de ter deixado o top 10 na edição passada do ranking – a nível mundial, a Coca-Cola permanece a marca mais escolhida. Destes primeiros lugares, nove são ocupados por insígnias portuguesas.

Por categorias, verifica-se que a Renova é marca mais escolhida em termos de cuidado do lar, ao passo que a Colgate lidera em higiene. Por outro lado, Caçarola foi a marca que mais cresceu em Consumer Reach Points (CRP’s), registando um aumento de 36% face à edição anterior. Caçarola foi também a marca portuguesa que mais compradores ganhou em 2020, permitindo-lhe subir 18 posições no ranking (41.º).

Bimbo, Coca-Cola, Super Bock, Milka, Nova Açores, Gallo, Margão, Fula, Nacional, Olá, Delta, Vaqueiro, Oliveira da Serra e Águas de Penacova também estão entre as marcas que mais cresceram em CRP’s (entre 23% e 8%). No total, verifica-se um número superior de marcas a crescer.

Recorde-se que o ranking Brand Footprint mede quantas vezes as marcas FMCG são compradas no ponto de venda, considerando quantos lares compraram cada marca e quantas vezes o fizeram durante um ano (CRP’s).

«O facto de em 2020 ter havido mais marcas a crescer prova que, mesmo em contextos de crise, é possível crescer e, neste sentido, a atracção de novos compradores é mais importante do que nunca», comenta Marta Santos, Manufacturers Sector director da Kantar. Segundo a responsável, «impulso no Online, Inovação, Promoção, Ponto de venda e Comunicação são fundamentais para o crescimento das marcas».

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