Mimosa é a marca de FMCG mais escolhida pelos portugueses pela 10.ª vez consecutiva

A Mimosa é a marca de FMCG (fast-moving consumer goods) mais escolhida pelos consumidores em Portugal pela décima vez consecutiva. De acordo com o relatório “Brand Footprint”, da Kantar, a Mimosa foi seleccionada nas prateleiras 42 milhões de vezes.

Em segundo lugar no ranking surge a Delta e em terceiro a Compal, ambas escolhidas 17 milhões de vezes. O top 10 inclui ainda a Gresso, a Terra Nostra, a Nobre, a Bimbo, a Agros, a Renova e a Coca-Cola.

Esta lista é elaborada tendo por base a medição da quantidade de vezes que as marcas FMCG são compradas no ponto de venda, considerando quantos lares compraram cada marca e quantas vezes o fizeram durante um ano (CRP’s).

Entre as 50 marcas mais escolhidas em Portugal, a Danone foi a que mais cresceu em CRP’s (15%), mas também aquela que mais compradores ganhou em 2021, o que lhe permitiu subir 13 posições no ranking, situando-se agora na 28.ª posição. Marcas como Dolce Gusto, Lipton, Margão, Pedras Salgadas, Bimbo, Milka e Lays cresceram entre 13% e 6% em CRP’s.

Além das insígnias de bebida e alimentação, constam também no ranking marcas de higiene e beleza e de cuidado do lar. A Colgate, a Nivea e a Dodot são as únicas marcas de higiene e beleza presentes no Top 50 e as mais escolhidas em Portugal neste sector, estando na 13.ª, 24.ª e 29.ª posições, respectivamente. Relativamente a cuidado do lar, Renova (9.ª posição), Fairy (29.ª posição), Cif (37.ªposição), Sonasol (38.ª posição) e Comfort (44.ªposição) são as únicas que figuram no top 50.

«O crescimento consistente alcança-se chegando a mais compradores e, ao longo da última década, em média, em Portugal, 50% das marcas que cresceram em CRP fizeram exactamente isso, ou seja, incrementaram a sua base de compradores. As marcas devem concentrar-se em cinco alavancas para crescer: mais presença, mais targets, mais categorias, novas necessidades e mais momentos», salienta, em comunicado, Marta Santos, Manufacturers Sector director da Kantar.

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