Miguel Domingues (Betclic): «Queremos continuar a fazer a nossa parte para ‘desinclinar’ o campo»
Um filme que tem como protagonista a atleta Márcia Costa, Jogadora da Década 2010-20 da Liga Betclic Feminina. Foi desta forma que a Betclic decidiu celebrar o Dia da Mulher apostando numa mensagem de força e coragem feminina.
Pensado especialmente para a atleta lusa, o filme – assinado pela agência criativa Funnyhow, com produção da Mosaic Media House e realização de Gonçalo Sbrugens – confronta algumas das questões que, em 2024, continuam a ser colocadas como obstáculos no percurso profissional das mulheres. “E se te focasses numa carreira a sério? Não tens estofo para isso tudo. Isso não te vai levar a lado nenhum. Vais mesmo continuar agora que és mãe?”são algumas das frases ainda ouvidas pelas mulheres que decidem seguir carreira no desporto. Perante isso a Betclic sugere: “Quando te apontam o dedo, aponta para cima.”
E são muitos os desafios enfrentados por elas na hora de praticar e de se profissionalizarem no desporto, demonstrando que ser mulher no desporto ainda é um acto de resistência num universo pensado maioritariamente no masculino.
«Se as jovens atletas começarem a ver mais mulheres a conseguir fazer do basquetebol uma profissão, automaticamente, sentem que aquele hobbie pode passar um dia a ser a sua carreira. Temos de dar estruturas aos clubes para as atletas terem contratos de trabalho, para que o facto de sermos mães não seja um problema e por aí adiante», comenta Márcia Costa.
Em conversa com a Marketeer, Miguel Domingues, Brand Manager da Betclic, comenta: «Se somos apaixonados pelo desporto, temos de o ser pelo seu todo e investir cada vez mais para equilibrar esse jogo.»
Em Setembro a Betclic arrancou com a campanha “Ninguém está acima de Ninguém”. Que resultados dessa campanha?
A campanha “Ninguém está acima de Ninguém” teve resultados muito positivos, a nosso ver. Aumentou a consciencialização sobre a importância da igualdade de género no desporto e promoveu uma mudança cultural significativa dentro da comunidade desportiva e do basquetebol, no seguimento do trabalho que tem vindo a ser feito pela Betclic em conjunto com a Federação, os clubes e os restantes agentes desportivos envolvidos. É um tópico que queremos, recorrentemente, chamar à atenção e um desses exemplos é esta nova campanha.
Uma vez mais neste novo filme o foco é a igualdade de género. Continua a ser necessário chamar a atenção para o que ainda é diferente?
Sim, continua a ser necessário chamar a atenção para as disparidades de género no desporto e para a importância da igualdade de oportunidades e reconhecimento para atletas femininas. Esta campanha visa continuar a sensibilizar e inspirar mudanças positivas na indústria desportiva. A Betclic garante o apoio financeiro igualitário às Ligas Feminina e Masculina de basquetebol e isso mostra o nosso compromisso em apoiar de forma equitativa o desenvolvimento do desporto feminino e masculino, reconhecendo o valor e o potencial de ambos os géneros – sem distinções ou “campos inclinados”.
O que faz de Márcia Costa a pessoa certa para esta campanha?
A Márcia é um autêntico símbolo de determinação e coragem; um dos grandes exemplos de como é possível desafiar as odds, vencer adversidades e conquistar o lugar na vida que sonhamos vir a ter. Quisemos, neste Dia da Mulher e com este filme “Aponta para Cima”, oferecer destaque a quem tem uma mensagem que pode contribuir para inspirar as mulheres do presente e do futuro a não desistirem de si mesmas, ao mesmo tempo que continuamos – todos juntos – a trilhar um caminho para alcançar um estado de igualdade entre géneros. Este tópico diz-nos muito enquanto marca e queremos continuar a fazer a nossa parte para ‘desinclinar’ o campo, com ações como estas que vêm no seguimento do patrocínio da Liga Betclic Feminina e Masculina com um compromisso financeiro igualitário, medida essa que introduzimos de forma pioneira em Portugal, em 2021.
Texto de Maria João Lima