A importância da visão feminina na gestão empresarial

Por Inês Fiuza Marques, Marketing manager & head of Partner Success da Klarna

Estamos a assinalar o Dia Internacional da Mulher, sendo por isso uma excelente altura para falarmos da importância de haver uma visão feminina em todos os sectores, principalmente naqueles onde a presença da mulher ainda é mais reduzida.

A indústria fintech, que alia a mais recente e importante tecnologia aos serviços financeiros, tem sido um terreno fértil para a inovação e a transformação digital do sector. A visão feminina na gestão empresarial e no sector financeiro, em particular, é crucial, não apenas pelo seu papel fundamental na promoção da diversidade e da inclusão, mas principalmente pelo seu elevado valor na criação de inovação.

Sendo esta uma indústria que fascina pela sua capacidade em revolucionar o acesso aos serviços financeiros, a utilização da tecnologia para criar soluções mais eficazes e acessíveis é verdadeiramente impressionante. A democratização do sector financeiro para um público mais vasto é uma consequência directa da inovação trazida pelas fintech.

As oportunidades para as mulheres neste campo são vastas. A presença feminina em posições de liderança, inovação e gestão de negócios traz perspectivas únicas e enriquecedoras. A diversidade de pensamento, a par de abordagens mais inclusivas, são fundamentais para responder às necessidades de uma base de clientes cada vez mais diversificada e exigente.

No entanto, as mulheres continuam a enfrentar desafios significativos para subirem a posições de liderança, no geral, algo que se torna mais evidente no mundo financeiro. Esta falta de representação feminina em cargos de liderança, a par dos estereótipos de género e das dificuldades na conciliação entre vida profissional e pessoal em todos os géneros, são obstáculos que precisam ser superados.

Podemos falar das conclusões mais evidentes, como a de que equipas diversas promovem um ambiente mais rico em ideias e soluções, impulsionando a inovação e os resultados das empresas. Mas temos também de compreender que valores como o da integridade, inclusão e igualdade não são apenas bonitos no papel e no posicionamento, mas fundamentais para uma representatividade de género mais equilibrada e positiva, que impulsiona inevitavelmente os resultados do negócio. Procurar e valorizar a diversidade de perspectivas e estar constantemente à procura de novas e melhores formas de resolver problemas, leva ao sucesso.

A inclusão e valorização da visão feminina na gestão empresarial é essencial para o sucesso e para a sustentabilidade das empresas e organizações, especialmente num sector tão dinâmico e inovador como o das fintech. É crucial que continuemos a promover a diversidade e a igualdade de género em todos os níveis de carreira e em todos os sectores económicos e indústrias, para construirmos um ambiente empresarial mais justo e igualitário para todos.

Tem havido avanços notáveis, é certo, mas, apesar deles, a desigualdade de género continua a ser uma realidade em muitos sectores, algo mais evidente no universo financeiro. Persistem as disparidades salariais, a falta de representação feminina em cargos de liderança e os desafios culturais de uma sociedade essencialmente patriarcal. No entanto, são as empresas comprometidas com a igualdade de género e a inclusão que estão a liderar o caminho para um futuro mais equilibrado e justo.

Artigos relacionados