A Mugler regressa à Semana da Moda de Paris com uma estreia que coloca Portugal no centro das atenções do universo da moda. Miguel Castro Freitas, designer português natural de Santarém, apresenta esta quinta-feira, 2 de outubro, a sua primeira coleção como diretor criativo da icónica casa francesa. O desfile, marcado para as 12h00 (11h00 em Lisboa), revela a coleção primavera-verão 2026 e assinala uma nova era para a marca, conhecida pelo seu arrojo estético e inovação.
De acordo com o Jornal de Notícias, a Mugler esteve ausente da última temporada de outono de 2025, tornando este regresso ainda mais simbólico — e com a particularidade de ser liderado por um talento português.
Um percurso internacional que culmina na liderança da Mugler
Anunciado em março como o novo diretor criativo da casa, Miguel Castro Freitas sucede a Casey Cadwallader, que ocupou o cargo durante sete anos. Com formação em Design de Moda pela reconhecida Central Saint Martins, em Londres, o estilista português construiu um percurso sólido em grandes casas de luxo como Dior, Yves Saint Laurent, Lanvin, Dries Van Noten e Sportmax.
À data da sua nomeação, a presidente global da Mugler, Danièle Lahana-Aidenbaum, afirmou que “Miguel vive e respira o espírito Mugler”, destacando a sua profunda compreensão do ADN da marca, bem como a sua criatividade e talento, como razões que o tornam “uma escolha natural”.
Segundo declarações recolhidas pelo JN, o próprio Miguel Castro Freitas mostrou-se honrado por assumir este novo desafio, referindo que “é uma honra juntar-me à Mugler” e recordando o impacto de Manfred Thierry Mugler enquanto “um dos maiores costureiros do século XX”, que “reinventou o poder e os limites da moda”.














