Microsoft é a marca com maior valor intangível do mundo
Um estudo da Brand Finance apurou quais as 10 empresas com o maior valor de activos intangíveis, cabendo à Microsoft essa liderança, com um 1,9 triliões de dólares.
Com este valor, a Microsoft ultrapassou a Apple, que apresenta um valor de 1,87 triliões. No terceiro lugar surge a petrolífera Saudi Aramco, com 1,64 triliões.
«Em tempos de crise, a marcas (sobretudo as mais valiosas nas suas categorias e mercados) tornam-se num porto seguro para o capital. Tal como o ouro ou obras de arte nas crises económicas do passado, actualmente, as marcas com reputação, bem geridas e inovadoras são o que a economia global procura em momentos de dificuldade. Não há melhor evidência do papel e relevância das marcas do que o que assiste na recuperação pós-Covid», afirma David Haigh, chairman e CEO da Brand Finance.
No último ano, o valor intangível global cresceu mais que o habitual, alcançando 74 triliões de dólares, um aumento de 23% face ao 61 triliões registados pré-Covid, em 2019.
O estudo afirma ainda que a maioria dos activos intangíveis não são reconhecidos devido a limitações impostas pela regulamentação financeira, não sendo possível, por exemplo, incluir o valor de uma marca num balanço financeiro anual.
«Um activo intangível como uma marca inovadora e forte pode ser a diferença que levará uma marca de dois mil milhões para dois triliões no espaço de 25 anos, tal como aconteceu com a Apple», refere David Haigh.
De referir que, no top 10, seis das empresas são norte-americanas, havendo três chinesas e uma saudita. Eis as 10 empresas com o maior valor intangível.
1. Microsoft (1,9 triliões)
2. Apple (1,87)
3. Saudi Aramco (1,64
4. Amazon (1,47)
5. Alphabet (1,3)
6. Facebook (813 mil milhões de dólares)
7. Tencent (661 mil milhões de dólares)
8. Tesla (619 mil milhões de dólares)
9. TSMC (471 mil milhões de dólares)
10. Alibaba (462 mil milhões de dólares)