Meta lança iniciativa para apoiar a transformação digital das livrarias portuguesas

“#ApoiamosBoasIdeias” é o nome de uma iniciativa da Meta que celebra as livrarias locais no Facebook e Instagram e que conta com a participação de livreiros e criadores de conteúdos nacionais, personalidades de diferentes áreas, da música ao futebol ou teatro.

Esta aposta surge no âmbito do Dia da Livraria e do Livro, que em Portugal se celebra no próximo dia 30 de Novembro. A Meta desafiou cinco criadores de conteúdos nacionais a prestarem o seu apoio a estes negócios nas suas redes sociais com a hashtag #ApoiamosBoasIdeias. Francisco Geraldes, Luísa Sobral, Martim Sousa Tavares, Pedro Lamares e Rita da Nova. As áreas são distintas, mas todos têm algo em comum: a paixão pelos livros.

A este projeto juntaram-se também sete livrarias independentes do Porto e Lisboa: Poetria, especializada em poesia e teatro; a Tim Tim por Tim Tim, dedicada à personagem de Hergé; ainda na banda-desenhada, a Kingpin Books; a livraria e galeria de arte Tintas nos Nervos; a nova livraria de Lisboa, Livraria Martins; e do digital para o Príncipe Real, outra novidade lisboeta, a Stuff Out.

Além da parceria com livrarias e personalidades nacionais, a iniciativa da Meta no Facebook e Instagram inclui um centro de recursos, formação e um guia para ajudar as livrarias portuguesas a acelerarem a sua transformação digital e adaptarem a sua estratégia de negócio ao novo cenário socio-económico.

Em Portugal, as livrarias foram particularmente afectadas durante o período de confinamento como consequência da pandemia da Covid-19. Naquele momento, com as livrarias fechadas, os livreiros recorreram à venda online, criando websites e redes sociais com serviços de pagamentos e entrega, que se mantiveram até hoje. No entanto, a transição digital das livrarias está longe de estar terminada: segundo um estudo da Gfk, divulgado pela APEL, mais de 73% das vendas de livros em Portugal acontece em lojas físicas, e apenas 14,7% se dá através de vendas online.

«Os criadores que se juntam à Meta nesta campanha em Portugal, apesar de actuarem em áreas tão distintas, têm algo em comum – o gosto pela leitura, que o expressam e partilham nas suas redes sociais. As vozes deles nas nossas plataformas serão fundamentais para uma maior sensibilização sobre o trabalho das livrarias independentes e para as colocar no centro das atenções nesta época natalícia. O apoio às livrarias locais é essencial para a subsistência destes negócios, que podem tirar partido do digital para continuar a chegar a cada vez mais leitores», afirma, em comunicado, Lola Banos, head of Comms da Meta em Portugal e Espanha.

Artigos relacionados