merytu: Revolucionar o mundo do trabalho
A ideia de criar a merytu surgiu da escassez de profissionais qualificados e motivados, um fenómeno «insustentável para um sector que vive sobretudo da experiência proporcionada pelo factor humano», afirma João Silva Santos, CEO & partner da empresa. Segundo o responsável, a falta de valorização do talento, tanto a nível remuneratório, quanto de crescimento no interior das organizações, tem levado inúmeros profissionais a abandonarem a área onde investiram academicamente, em busca de contextos de trabalho mais apetecíveis.
Quais as vantagens que esta plataforma apresenta?
As empresas publicam na app as suas necessidades de staff, com convites que ficam disponíveis, de quatro horas a vários dias, que depois são aceites por profissionais qualificados que escolhem com quem, quando e onde querem trabalhar. É um processo digital, desde a facturação aos seguros e pagamentos.
As vantagens para os profissionais são diversas. Em primeiro lugar, a merytu valoriza o seu tempo, ao permitir aceitar convites conforme a sua disponibilidade, e, assim, encaixar o trabalho na vida pessoal, e não o oposto. Depois, paga 15-20% acima da média de mercado, o que valoriza efectivamente os seus rendimentos. E valoriza as carreiras através do networking adquirido, ao permitir mostrar as competências a centenas de empresas na app. Costumamos dizer que uma semana de utilização da plataforma equivale a seis meses de envios de CV.
Para as empresas, a solução tecnológica de reforço de equipa disponível 24/7 é muito vantajosa. As três vantagens mencionadas nos feedbacks dos nossos clientes são a eficácia do modelo, que identifica profissionais em menos de 10 minutos, a qualquer hora. Depois, a eficiência dos custos, com preços competitivos, dado o cariz tecnológico da nossa estrutura. Por fim, a qualidade dos colaboradores, validada por inquéritos de satisfação a cada compromisso profissional.
Quais são as perspectivas de crescimento da merytu a médio prazo, em termos de expansão geográfica e sectorial?
Queremos consolidar a nossa presença em todo o território nacional, incluindo as ilhas, aproveitando a escalabilidade da nossa tecnologia. Estamos também a preparar a entrada da merytu no primeiro destino internacional até ao final do ano.
Sectorialmente, encontramo-nos a analisar a expansão da merytu para além da hospitalidade, para assim responder aos apelos de vários sectores interessados no nosso modelo, o que permitirá que profissionais de outras áreas beneficiem das vantagens da nossa plataforma.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Negócios 100% digitais”, publicado na edição de Junho (n.º 335) da Marketeer.