Mercadona ultrapassa Intermarché e já tem a quarta maior quota de mercado em Portugal

A Mercadona destaca-se como a cadeia de supermercados que mais cresce em Portugal, alcançando o quarto lugar no mercado de retalho de produtos de grande consumo, com uma quota de 7,1%. Este avanço permitiu à retalhista espanhola ultrapassar o Intermarché, consolidando-se como um dos principais concorrentes no setor, apesar de deter apenas 57 lojas no país.

Nem a fusão entre Auchan e Minipreço, que agrega 579 lojas e alcança uma quota combinada de 6,6%, representa uma ameaça à posição da Mercadona, revela o ‘Negócios’. O desempenho da empresa espanhola contrasta com a dificuldade de outras retalhistas em manter quotas de mercado num setor altamente competitivo.

Para Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, o sucesso da Mercadona assenta num crescimento orgânico focado na abertura de novas lojas e na atração de novos clientes, particularmente em áreas de elevada densidade populacional, revela a mesma fonte.

A liderança do mercado permanece nas mãos da Sonae, com 26,4% de quota, seguida pela Jerónimo Martins (21,5%) e pelo Lidl (13,1%), que juntas representam 61% do mercado. No entanto, a Mercadona tem mostrado um desempenho robusto, com um crescimento de 1,4 pontos percentuais face ao ano anterior, posicionando-se como uma das protagonistas do setor em tempos de “dinâmicas fervorosas”, como refere Marta Santos, da Kantar.

Artigos relacionados