Mercadona a braços com nova polemica: imagem viral mostra tomate de origem portuguesa a ser vendido muito mais barato em Espanha
A publicação de uma fotografia nas redes sociais foi o mote para a polémica. A Mercadona está novamente no centro de uma polémica sobre o preço dos seus produtos. A cadeia de supermercados de Juan Roig está no centro de uma polémica após a publicação nas redes sociais de uma fotografia que mostra a diferença de preço do tomate das Ilhas Canárias entre os seus estabelecimentos em Espanha e Portugal. Segundo a publicação, numa loja espanhola, o produto era vendido a apenas 0,50 euros por quilo, enquanto nos estabelecimentos portugueses o preço é mais elevado.
O debate, segundo o Polígrafo, teve origem quando um utilizador do Threads publicou uma fotografia do tomate das Canárias numa loja Mercadona em Espanha, onde o preço era de 0,50 euros por quilo. O autor comparou este valor com os preços habitualmente encontrados no mesmo supermercado, embora em Portugal, e questionou-se sobre o porquê da diferença de preços. Uma reflexão que deu origem a especulações sobre se a cadeia de supermercados estaria a oferecer produtos mais baratos no país vizinho, em comparação com os pagos pelos consumidores portugueses.
No entanto, a Mercadona explicou que o preço de 0,50 euros correspondia a uma oferta pontual para reduzir o stock do produto na loja espanhola e não ao preço habitual. A empresa explicou que o tomate das Ilhas Canárias é geralmente vendido em Espanha a 1,75 euros por quilo. Além disso, a política da empresa contra o desperdício alimentar permite-lhe reduzir o preço de alguns produtos no final do dia.
O supermercado esclarece ainda que, embora os preços possam variar ligeiramente entre países devido a factores como a logística e ofertas específicas, não existe uma estratégia sistemática para oferecer preços mais baixos num país em comparação com outro. Recordam também que os preços podem flutuar em função da disponibilidade de produtos locais e das condições do mercado.
Apesar do esclarecimento da Mercadona, a polémica continua a instalar-se, sobretudo nas redes sociais, onde os consumidores continuam a partilhar as suas experiências de compra nas suas idas ao supermercado e continuam a comparar preços entre Espanha e Portugal.