Mercado publicitário português deverá crescer 7% nos próximos anos
O mercado publicitário português deverá aumentar cerca de 7% nos próximos anos, revela um estudo do Grupo IPG Mediabrands, elaborado pela Magna, unidade de intelligence da empresa que fornece dados e análises que apoiam as estratégias de investimento das equipas das agências e clientes. Ainda em 2023, a subida prevê-se a casa dos 10%, o que vai ao encontro das perspectivas do FMI, que antevêem que a economia portuguesa recupere 2,1% em 2023, mesmo assim abaixo de 6,8% em 2022.
Neste contexto, as receitas publicitárias do digital deverão ter um crescimento de cerca de 20%, o que representa cerca de 40% do investimento total em publicidade. Nos vários segmentos de publicidade digital, as previsões apontam para um aumento no vídeo de 11%, enquanto o search deverá crescer 9% e redes sociais 20%. Ainda no segmento da publicidade digital, o mobile representa quase 80% das receitas totais.
Neste ambiente, e olhando para os diversos setores de actividade, prevê-se uma queda na indústria de FMCG (Fast Moving Consuming Goods) em Portugal devido ao cenário macroeconómico do País. Os consumidores portugueses procuram cada vez mais produtos de marca própria, com preços mais baixos e de boa qualidade.
Os mercados Automóvel, Retalho, Telecomunicações, Seguros, Indústria Farmacêutica, Viagens e Turismo e a indústria do Mobiliário e Decoração são os principais motores de crescimento do mercado publicitário. Também as Apostas têm vindo a crescer desde 2022 e prevê-se que continuem a sua evolução positiva em 2023.
O crescimento do mercado em 2024 estará assente essencialmente nos meios Digital que deverá aumentar cerca de 13% e Out-of-Home 15%. Os outros meios terão evoluções diferentes, a Televisão deverá manter-se estável, Imprensa com quebra (-4%) e Rádio com performance positiva, semelhante a 2023 (+2%)
A publicidade a nível global
Ainda em 2023, o mercado publicitário em 2023 deverá registar um aumento de 5,5% relativamente a 2022, e atingir cerca de 853 mil milhões de dólares, impulsionado por um desenvolvimento mais forte em mercados como a India e a China.
De acordo com os dados, o Sul da Europa revela pela primeira vez mais resiliência este ano, particularmente em França (#6, +5,7%), Itália (#12, +5,8%) e Espanha (#14, +7,8%). Esse crescimento deverá ser ainda mais significativo em 2024, prevendo-se um aumento anual de 7,2%, no mercado global publicitário.