Mercado europeu de patrocínios aumenta 17,8% mas ainda fica abaixo do pré-pandemia

O mercado europeu de patrocínios aumentou 17,8% em 2021, depois de uma queda de 23% no ano anterior devido à pandemia. Esta regressão em 2020 marcou a primeira vez que o sector recuou em quase uma década.

No total, este mercado valia 27,85 mil milhões de euros no ano passado, ficando 9,3% abaixo do registado em 2019 (30,69 mil milhões de euros). De acordo com um estudo realizado pela European Sponsorship Association (ESA), em parceria com a Nielsen, os programas de vacinação e o regresso dos consumidores aos eventos físicos tiveram um papel preponderante no início da recuperação.

Ainda assim, este cenário de melhoria varia consoante os sectores: no Reino Unido, por exemplo, os patrocínios não desportivos diminuíram muito mais em 2020, enquanto aqueles relacionados com o desporto mal reduziram. Em 2021, os primeiros aumentaram 85% e os segundos 4%.

A Rússia foi o país que registou o maior aumento de patrocínios no ano passado em comparação com 2020 (+32%), seguida do Reino Unido (+20%) e de Itália (+19%). O país que agora invade a Ucrânia beneficiou, na altura, de uma retoma da indústria musical, assim como de um crescimento global da economia. Contudo, face à actual situação política e às sanções que lhe são aplicadas, a ESA sugere que esta recuperação durará pouco tempo.

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