Mercado automóvel cresceu 4,2% até Julho

renault_2Nos primeiros sete meses do ano, foram vendidos 75.814 veículos em Portugal, significando este número uma subida de 4,2% em relação ao período homólogo do ano passado, de acordo com os dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

No que diz respeito apenas ao mês de Julho, observa-se uma subida homóloga de 17,8%, para 12.425 veículos ligeiros e pesados comercializados.

No entanto, ressalva a ACAP, é preciso ter em linha de conta que “o mercado atingiu no ano de 2012 um volume [de vendas] anormalmente baixo, tendo sido mesmo o pior ano de vendas dos últimos 27 anos”. Ou seja, apesar da ligeira recuperação homóloga, os níveis de vendas “continuam a ser historicamente baixos quando comparados com anos anteriores”, sublinha a ACAP. Nos primeiros sete meses de 2011, por exemplo, foram vendidos 128 mil automóveis no mercado nacional.

Entre Janeiro e Julho, foram vendidos 65.794 veículos ligeiros de passageiros, mais 5,1% em relação ao mesmo período de 2012. Apenas no mês de Julho, as vendas deste tipo de veículos subiram 17,2%, para 10.844 unidades, um resultado que fica a dever-se sobretudo “à venda de veículos para a actividade de ‘rent-a-car'”, explica a ACAP.

No segmento de veículos comerciais ligeiros, as vendas cresceram 24,5% em Julho (para 1.386 unidades), mas caíram 0,4% (para 8.907 unidades) no período compreendido entre Janeiro e Julho, em relação ao período homólogo. Quanto ao mercado de veículos pesados, subiu 8,3% em Julho (para 195 veículos), mas recuou 5,7% (para 1.113 unidades) nos primeiros sete meses do ano.

No que diz respeito às marcas, a francesa Renault foi a que mais veículos ligeiros vendeu no mercado português entre Janeiro e Julho, totalizando 8.827 unidades comercializadas, o que significa um aumento de 6,8% face ao período homólogo. A Volkswagen foi a segundo marca em termos de volume de vendas (7.340 unidades), seguida pela Peugeot. Mais expressivas, com subidas na casa dos dois dígitos, estão a BMW, a Opel e a Mercedes, com vendas acima das 4000 unidades.

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