Menores de 18 anos vão poder pedir à Google para removerem imagens suas da Pesquisa
A Google está a desvendar hoje novas políticas e actualizações em termos de segurança online para crianças e adolescentes. Uma das grandes novidades diz respeito à possibilidade de qualquer utilizador com menos de 18 anos (ou os seus pais/tutores) solicitar a remoção das suas imagens dos resultados de pesquisa Google. Isto significa que os menores de idade passam a ter maior controlo sobre a sua pegada digital.
Também novidade é a adaptação das experiências de produto a utilizadores mais jovens: no decorrer das próximas semanas (ou meses, em alguns casos), a tecnológica vai proceder a um conjunto de alterações nas Contas Google para menores de 18 anos, incluindo o YouTube. A ideia é que a configuração de carregamento padrão para adolescentes dos 13 aos 17 anos seja a mais privada disponível.
Na Pesquisa, o grande destaque vai para o filtro de resultados explícitos SafeSearch, que passa a estar activo para utilizadores conectados menores de 18 anos cujas contas são geridas via Family Link. Até agora, este filtro só estava automático para menores de 13 anos.
Além disso, esta tecnologia SafeSearch será aplicada ao Assistente Google, para evitar que as crianças se cruzem com conteúdos adultos enquanto interagem com esta ferramenta de inteligência artificial.