Médis quer ajudar a derrubar o tabu da Menopausa
“A Sociedade não está preparada para falar abertamente sobre a Menopausa, mas a Médis está.” É este o mote da campanha da Médis, marca do Grupo Ageas Portugal, que pretende provocar e promover o diálogo aberto sobre o tema da menopausa e sobre esta fase que ocupa 40% da vida de todas as mulheres.
Depois de uma investigação ao longo de 27 meses – ouvindo mulheres, médicos e profissionais de saúde – e constatando que enquanto a sociedade evita o tema, as mulheres querem partilhar experiências, medos e sintomas, e precisam de orientação profissional, a Médis decidiu reforçar a Linha Médis, operada por enfermeiras especializadas no tema.
De maneira a provocar o debate e acordar consciências arrancou com uma campanha publicitária que em tom humorístico e satírico, coloca o assunto em cima da mesa de jantar e do escritório.
«O tabu da menopausa é grande e quantos mais formos a tentar derrubá-lo, mais depressa seremos bem-sucedidos. Por isso, além de uma oferta robusta, apostamos numa ideia disruptiva que, esperamos, vai agitar a discussão social do tema. Adicionalmente, e como vão perceber, nos dois spots que lançámos e que estão no centro da campanha, serão abordadas questões como a necessidade de falar abertamente dentro do seio familiar sobre o tema, e o efeito da menopausa na vida profissional das mulheres. 20% delas pensam mesmo em desistir, segundo o nosso estudo, o que, em pleno 2024, não tem razão de ser», comenta Maria do Carmo Silveira, responsável de Orquestração Estratégica e Marca do Ecossistema de Saúde do Grupo Ageas Portugal.
A campanha conta com dois spots (“Jantar” e “Entrevista”) com produção da Blanche e realização de Pedro Varela. Terá também um podcast (“Ouvir Ajuda”) e cinco temas de mupis e de display. Esta é a primeira campanha criativa desenvolvida pela Stream and Tough Guy (SaTG) para a marca Médis, após consulta ao mercado em Dezembro de 2023.
«Por acaso, somos uma agência composta exclusivamente por homens, mas isso não nos impediu de tentar compreender um tema tão complexo quanto a Menopausa e de chegar a uma solução que é fruto de uma reflexão estratégica mais profunda do que a habitual e que vai para além da publicidade. Algo que só foi possível graças à plena parceria entre a SaTG e a equipa da Médis que teve vontade de criar algo verdadeiramente consequente para as mulheres que passam por esta fase», diz João Ribeiro, co-fundador e director geral da SaTG.