MediaMarkt compra 17 lojas da Worten em Espanha
A MediaMarkt vai reforçar a sua presença no mercado espanhol através da aquisição de 17 lojas Worten. A operação é anunciada hoje em comunicado, através do qual a MediaMarkt avança que os novos espaços irão começar a operar sob a sua marca já no primeiro trimestre deste ano, ou seja, até Março, após autorização da Comissão de Concorrência Espanhola.
“A empresa reforça a sua posição como líder retalhista de electrónica de consumo em Espanha e expande a sua rede de lojas para chegar a localidades onde não tinha presença”, adianta a MediaMarkt em comunicado. O negócio envolve sete lojas na Catalunha e quatro na Andaluzia, regiões onde a MediaMarkt já tinha espaços em nome próprio. Irá estrear-se, porém, em cidades como Melilla, Zamora e Marbella.
Os 270 funcionários destas 17 lojas irão manter os seus postos de trabalho, aumentando para sete mil o total de trabalhadores da MediaMarkt no país vizinho. No total, a empresa passa a contar com 106 lojas físicas em Espanha, a que se juntam 10 em Portugal.
«A aquisição prevista de 17 lojas Worten em Espanha encaixa-se perfeitamente nos nossos objectivos estratégicos de ser a primeira escolha como retalhista de confiança para soluções personalizadas num mundo orientado para a tecnologia», explica Alberto Álvarez Ayuso, general managing director da MediaMarkt Iberia. Segundo o responsável, o negócio também reflecte a aposta da empresa no modelo omnicanal: as novas lojas online deverão impulsionar as vendas online através de pontos de entrega e recolha de encomendas.
Já José Vieira de Almeida, country manager da Worten Espanha, adianta como foram necessárias mudanças estruturais na sequência da aceleração da transformação do sector devido à pandemia. «Esta mudança não afecta a continuidade ou independência do nosso negócio nesta geografia, onde, a partir de agora, nos concentraremos em servir os clientes da forma mais eficiente, através do online e das lojas físicas que melhor se adaptam ao nosso modelo omnicanal em Espanha», garante ainda.
A Worten avança que irá investir na digitalização do negócio em Espanha, ao mesmo tempo que assegura a rentabilidade da operação em 2021. A marca terá ainda 16 espaços físicos neste mercado.