Media Markt deverá abandonar o mercado chinês

A marca de electrónica de consumo Media Markt, detida pelo alemão Metro, prepara-se para fechar as suas sete lojas no mercado chinês, avança o Financial Times.

De acordo com a mesma fonte, a medida deverá ser anunciada pelo grupo Metro na próxima semana. A decisão surge três anos depois de a Media Markt ter estabelecido uma joint-venture com a Foxconn – conhecida por ser uma das principais fornecedoras da Apple -, tendo na altura previsto a abertura de cerca de uma centena de lojas até 2015. O grupo Metro detém 75% do capital da joint-venture, estando os restantes 25% nas mãos da Foxconn.

Segundo o Financial Times, o CEO da Metro, Olaf Koch, pretende sair dos mercados onde o desempenho não está a ser positivo para que o grupo se possa concentrar nos mercados e negócios mais rentáveis, nomeadamente nos grandes armazéns de cash-and-carry. Há cerca de seis semanas, o grupo germânico vendeu as sua cadeia de hipermercados instalada na Europa de Leste por 1,1 mil milhões de euros, e está, neste momento, à procura de um comprador para a rede de lojas da marca Kaufhof.

Fontes ligadas ao processo, citadas pelo jornal britâncio, afirmam que, apesar de as marcas Media Markt e Saturn serem consideradas com potencial de crescimento, o grupo não poderá continuar a investir as várias centenas de milhões de euros necessárias para garantir uma presença significativa na China, sobretudo numa altura em que enfrenta uma quebra de consumo no mercado europeu.

Artigos relacionados