McDonald’s retira anúncio de Natal feito com IA nos Países Baixos após onda de críticas

Notícias
Marketeer
11/12/2025
11:55
Notícias
Marketeer
11/12/2025
11:55


Partilhar

A McDonald’s retirou do ar um anúncio de Natal feito com inteligência artificial (IA) após enfrentar uma onda de críticas negativas online.

O anúncio de 45 segundos foi produzido com clipes gerados por através de IA e lançado no canal de YouTube da McDonald’s dos Países Baixos no dia 6 de dezembro. No entanto, perante vários comentários como “o anúncio mais horrível que vi este ano”, em que os espectadores criticavam o uso de IA no filme, a marca decidiu remover o vídeo.

Em comunicado, a McDonald’s dos Países Baixos classificou a situação como uma “importante aprendizagem”, numa altura em que se encontra a explorar “o uso eficaz da IA”, cita a BBC.

O anúncio foi criado pela empresa holandesa TBWA\Neboko e pela produtora norte-americana The Sweetshop. O filme retratava coisas que podem correr mal durante o período festivo, usando como slogan “a época mais terrível do ano” e sugerindo que esse tempo seria melhor aproveitado na companhia da marca de fast food.

No entanto, os espectadores criticaram a aparência estranha das personagens assim como o grande número de cenas editadas em sequência, apelidando o spot de “assustador” e “mal editado”.

A diretora-executiva da The Sweetshop, Melanie Bridge, já veio entretanto defender o anúncio, dizendo que o seu processo de produção durou “sete semanas”, durante as quais a equipe “quase não dormiu”, tendo criado “milhares de takes – e tendo-os editado, assim como seria feito em qualquer produção de alta qualidade”, cita a Futurism.

Anúncios criados com recurso a inteligência artificial generativa têm-se tornado cada vez mais uma tendência entre as grandes marcas, muitas vezes recolhendo críticas negativas por parte do público, como também aconteceu no caso do anúncio de Natal da Coca-Cola. No entanto, segundo uma análise da Social Sprout, o anúncio da marca de refrigerantes obteve ainda assim uma “classificação de sentimento positivo” por parte de 61% dos comentários online.




Notícias Relacionadas

Ver Mais