McDonald’s pede desculpa e suspende campanha polémica
“Sundae Bloody Sundae” é o mote da campanha que está a dar que falar. Promovida pela McDonald’s Portugal para assinalar o Halloween, já foi suspensa devido à polémica que gerou nas redes sociais: a alusão à canção “Sunday Bloody Sunday” dos U2 não foi bem recebida, uma vez que está relacionada com o chamado “domingo sangrento” da Irlanda do Norte.
Em comunicado enviado ao P3, a McDonald’s garante que nunca teve “o intuito de estabelecer qualquer ligação a eventos históricos ou, de alguma forma, insultar alguém”. Adiantou também que os materiais referentes à campanha já foram retirados dos restaurantes. “Lamentamos, sinceramente, qualquer ofensa que esta activação possa ter causado.”
Segundo a BBC, não é a primeira vez que uma empresa recorre a esta expressão para vender os seus produtos. Em 2013, um bar em Londres viu-se obrigado a pedir desculpa por servir o cocktail Sundae Bloody Sundae, que chegava acompanhado por um brinquedo de plástico em forma de soldado.
Recorde-se que o tema dos U2 faz referência à morte de 13 pessoas desarmadas na Irlanda do Norte, que protestavam contra a discriminação em Derry.
Hate to do this to you McDonalds but Sunday Bloody Sunday is actually about a massacre that happened in Derry in 1972.
McDonalds: Massacre? Eugh. Not eating that again. pic.twitter.com/fC4fCti2IG
— Fintan Walsh (@FintanYTWalsh) 31 de outubro de 2019