McDonald’s comprou mais de 14 mil toneladas de produtos a fornecedores portugueses
Como forma de assinalar o Dia da Produção Nacional, a McDonald’s revela que adquiriu mais de 14 mil toneladas de produtos e ingredientes produzidos em Portugal, em 2022. De acordo com a marca, a parceria com os fornecedores portugueses é “essencial para a garantia de qualidade servida diariamente nos restaurantes de todo o País”.
Actualmente, cerca de 40% do total de compras (em valor) ao nível de matéria-prima são feitas a parceiros portugueses, sendo mais de 30 os fornecedores nacionais que abastecem os 195 restaurantes McDonald’s em Portugal.
O resultado desta aposta na Portugalidade está presente em vários ingredientes dos produtos McDonald’s, como, por exemplo, o tomate fresco fatiado, proveniente do Oeste, produzido pela Campotec, que fornece também cebola fresca e Maçã de Alcobaça; a alface iceberg, saladas, e mini cenouras, fornecidas pela Vitacress; e o ketchup, produzido pela Italagro (Grupo HIT) a partir de tomate cultivado na zona do Ribatejo.
É também em solo português que se cultivam os legumes que compõem as saladas Mista, Oceânica e Campestre (fornecidas pela Vitacress), a sopa de grão e espinafres (da Estêvão Luís Salvador), o Caldo Verde e os cremes de legumes e de ervilhas (das Sopas Graciete).
Também a oferta de pequeno-almoço e outros produtos de McCafé contam com produção portuguesa: o café e descafeinado são da Delta Cafés, o fiambre é da Nobre, o pão alentejano fatiado e pão de cereais são fornecidos pela Panike, enquanto o leite e a manteiga são provenientes dos Açores, fornecidos pela Bel Portugal (Terra Nostra).
O investimento na marca Portugal é ainda sinónimo de expansão internacional, como é o caso da Casa Mendes Gonçalves e da sua transformação industrial para garantia do fornecimento de molhos McDonald’s, e a consequente exportação para a McDonald’s Polónia e, mais recentemente, para a McDonald’s Israel.
«Neste Dia da Produção Nacional comemoramos o papel absolutamente essencial dos nossos parceiros portugueses, que todos os dias garantem disponibilizar na mesa dos nossos restaurantes, o melhor que a terra dá em Portugal. O nosso contributo para a economia nacional consolida o nosso propósito local de retribuir às comunidades e criar valor no País. Temos o maior orgulho nas nossas parcerias, e queremos continuar a investir em ingredientes de qualidade, produzidos em solo nacional», afirma, em nota de imprensa, de Inês Lima, directora-geral da McDonald’s Portugal.