McDonald’s abrirá duas lojas vegetarianas na Índia

Com o intuito de se adaptar aos padrões religiosos locais e expandir a sua presença no mercado indiano, a cadeia de restaurantes de fast food McDonald’s prepara-se para abrir, pela primeira vez na sua história, dois pontos de venda com produtos totalmente vegetarianos naquele país. As lojas ficarão situadas em dois dos locais mais sagrados das religiões sikh e hindu.

De acordo com o Financial Times, os dois restaurantes deverão abrir no próximo ano na cidade de Amritsar, que fica localizada no Noroeste do país e alberga o Harmandir Sahib (ou “Templo Dourado”), o templo mais sagrado da religião sikh, e em Katra, perto das montanhas de Vaishno Devi, onde está localizado um dos mais importantes santuários da religião hindu.

A decisão de abrir pontos de venda de produtos exclusivamente vegetarianos nestes locais sagrados reflecte o esforço da McDonald’s em adaptar-se, à semelhança de outras empresas multinacionais, ao vasto mercado indiano, onde a influência das várias religiões implementadas no país tornou “a carne de vaca sagrada e a ingestão de bifes um tabu”, refere o Financial Times. «Faz todo o sentido a abertura de lojas vegetarianas em locais que são famosos centros de peregrinação», afirmou Rajesh Kumar Maini, porta-voz da McDonald’s Índia, citado pelo Financial Times.

A McDonald’s abriu a primeira loja no mercado indiano em 1996, servindo hambúrgueres de cordeiro, que acabaram, no entanto, por não ter o sucesso desejado. Com o tempo, a marca foi retirando as carnes vermelhas da sua oferta de hambúrgueres que, actualmente, está limitada à carne de frango. Para além disso, o portefólio da marca naquele mercado inclui alguns menus vegetarianos, como o McVeggie (empada de cenoura e feijão com batatas), McAloo Tikki (empada de puré de batata picante e batatas fritas) ou o McSpicy Paneer (empada de tradicional queijo indiano). As lojas de Amritsar e Katra irão começar por vender estes produtos vegetarianos que já são comercializados pela marca na Índia, embora a oferta possa vir a ser alargada mais tarde.

Actualmente, a McDonald’s possui uma rede de 271 lojas no mercado indiano, mas pretende duplicar o número de lojas nos próximos três anos, avançou Rajesh Kumar Maini.

Artigos relacionados