Marktest revela qual o candidato às eleições com mais exposição televisiva
O líder do PSD, Luís Montenegro, foi o protagonista político com mais notícias e tempo de exposição nos principais espaços informativos dos canais generalistas televisivos, desde o início do calendário de debates, entre os candidatos às eleições legislativas do próximo dia 10 de Março. A conclusão resulta da recolha feita pela Mediamonitor, do Grupo Marktest, através do serviço e-telenews.
Numa análise entre os dias 5 e 25 de Fevereiro, Luís Montenegro interveio em 164 notícias nos telejornais das 13h e das 20h na RTP1, na SIC e na TVI, gerando um total de quase nove horas de notícias. Na segunda posição do ranking surge Pedro Nuno Santos, do PS, com um total de 147 notícias desde o início das rondas de debates, tendo ultrapassado as 8 horas de exposição nos canais generalistas.
André Ventura, do Chega, foi o terceiro protagonista político com mais presença nos noticiários, com 118 notícias e perto de 5 horas e meia de exposição nas grelhas dos espaços informativos, seguindo-se o líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, com 104 notícias e cerca de 4 horas e 20 minutos de presença nos noticiários.
Os restantes líderes partidários ficaram abaixo da fasquia das 100 notícias desde o início dos debates eleitorais, com Mariana Mortágua, do BE, e Paulo Raimundo, do PCP, a serem protagonistas em 98 notícias cada. Estes candidatos tiveram, ainda assim, um total de 4 horas e 24 minutos e 4 horas e 18 minutos de exposição, respectivamente, nos noticiários.
Nas posições seguintes surgem Inês Sousa Real, do PAN, com 68 notícias (equivalentes a 3h35m) e Rui Tavares, do Livre, em 64 peças televisivas (2h41m).