Marktest lança ranking mensal de podcasts
A Marktest vai lançar um novo serviço de medição de áudio digital no mercado nacional: chama-se Pod_Scope e disponibilizará todos os meses um ranking português auditado de podcasts.
O novo serviço responde à dinâmica crescente na oferta e consumo de podcasts no mercado nacional, em sintonia com a tendência que se tem verificado nos últimos anos nos mercados internacionais de media.
Para o CEO da Marktest, José Manuel Oliveira, “este lançamento é um marco importante para o mercado de áudio em Portugal”, sendo que este ranking haverá “mais informação e conhecimento sobre estas plataformas para todos os players da indústria dos media”. O CEO enaltece ainda o envolvimento “desde a primeira hora” no estudo de publishers como a Bauer Media, a Impresa, o Observador ou a Renascença Multimedia.
O serviço de auditoria Pod_Scope será aberto à subscrição para todos os operadores de podcasting a operar no mercado nacional, que utilizem plataformas de distribuição com os requisitos técnicos necessários e adiram aos critérios IAB de contabilização de podcasts.
Os podcasts integrarão mensalmente a publicação online do ranking dos podcasts auditados. Para cada podcast, além dos dados de caracterização (género temático, publisher e número de novos episódios lançados desde o ranking anterior), o Pod_Scope Rank apresentará mensalmente os resultados obtidos durante esse período para as métricas principais que servirão de base ao ranking: downloads acumulados do mês; downloads médios por semana; e listeners (equipamentos/apps) médios por semana.
O objetivo é que esta medição auditada contribua para conhecer em maior detalhe a dimensão e o valor deste mercado de áudio digital em Portugal, assumindo-se como uma fonte indispensável de informação para todo o mercado: publishers, criadores de conteúdos e todo o público consumidor de podcasts.
De acordo com dados da Marktest, o mercado de podcasts em Portugal tem crescido de forma sustentada nos últimos anos, atingindo já um universo de cerca de 23% da população a assumir o hábito de consumir este tipo de conteúdo. Um registo que coloca Portugal a par de países com a Alemanha, a França ou a Itália.