Marketing de Influência cresce 75% por ano em Portugal
O Marketing de Influência está em rápido crescimento e a caminho da profissionalização. Esta é uma das principais conclusões do evento “We Are Influence Marketing”, organizado pela Primetag. De acordo com a agência, verifica-se uma evolução de 75% ao ano.
«Assistimos a uma mudança de paradigma da comunicação, de mass media para self media», aponta Ruben Rua, um dos influenciadores convidados a participar no debate. De acordo com o também modelo e apresentador, a criação de plataformas individuais de comunicação, dotadas de elevada independência editorial e criativa, veio alterar o panorama.
Manuel Albuquerque, CEO da Primetag, por seu turno, defende que o próximo ano continuará a ser sinónimo de crescimento no número de campanhas e marcas a recorrer ao Marketing de Influência. O responsável alerta, porém, para o perigo de não estar em conformidade com o RGPD: «O sucesso de uma campanha começa no seu planeamento. A utilização de informação incorrecta ou desactualizada é meio caminho andado para investir de forma errada.»
Nesse sentido, Manuel Albuquerque aconselha as marcas a seleccionar com cuidado as ferramentas utilizadas para planear e implementar campanhas. Segundo o CEO da Primetag, a melhor estratégia é «ter acesso às APIs das redes sociais para fornecer dados reais».