Marketeers chamados a valorizar o pescado português

“Blue Natural Capital Challenge” é a mais recente iniciativa da Fundação Oceano Azul, que desafia marketeers, economistas, juristas e cientistas a desenvolverem instrumentos que contribuam para a valorização económica do capital natural marinho português.

Sob o tema “Take less, Earn more”, a primeira edição deste concurso quer atrair projectos que valorizem o pescado nas Áreas Marinhas Protegidas (AMP) e zonas envolventes, levando ao aumento do valor comercial do pescado através da valorização da sua origem.

Com o objectivo de contribuir para um modelo económico mais sustentável e mais produtivo, invertendo a lógica de sobre-exploração do pescado e criando novos mecanismos na acção política, os interessados devem apresentar soluções que aumentem o valor do pescado nas áreas marinhas protegidas e diminuam o número de capturas.

À proposta vencedora será entregue um prémio de 150 mil euros para a sua implementação, que deverá ser uma intervenção de cariz económico, com contributos da área legal e da área de comunicação/marketing. As candidaturas decorrem até 20 de Maio.

«É urgente reunir esforços para mudar o actual paradigma económico, que não incorpora a valorização dos recursos naturais, contribuindo para a sua destruição ao invés da sua preservação. No caso concreto das pescas, a Fundação Oceano Azul acredita que o crescimento económico deve estar assente na criação de mais valor por unidade de captura, aproveitando a riqueza e diversidade do mar português. O factor diferenciador será a qualidade e não a quantidade de peixe pescado, valorizando-se a biodiversidade e o rendimento dos pescadores», comenta, em comunicado, Tiago Pitta e Cunha, presidente executivo da Fundação Oceano Azul.

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