Mariana Guerra, Country Manager Portugal da FOREO, explica os principais desafios da marca para fazer face às exigências do mercado.

Este ano de 2022 será o momento em que a FOREO irá fortalecer a sua presença nos canais onde já se encontra e aumentar o seu ramo de distribuição com novos eixos de comunicação e novas formas de chegar ao consumidor. Em entrevista à Executive Digest, Mariana Guerra, country manager para Portugal, explica os principais desafios da marca para fazer face às exigências do mercado.

A FOREO, gigante sueca de beauty-tech, está a conquistar rapidamente a rotina de skincare de milhões de pessoas em todo o mundo. Que balanço fazem da vossa actividade em 2021?

Em 2021, a FOREO optou por uma estratégia com base na solidificação da marca nos canais onde já se encontrava disponível, mas também teve como foco alargar o seu leque de distribuição, encontrando-se agora mais acessível a todos os portugueses, em canais de perfumaria, farmácias, parafarmácias e com uma presença digital fortalecida.

Durante o ano que passou, focámo-nos em tornar mais clara e próxima a presença da marca em todos os pontos de contacto com o consumidor, desde o canal online aos pontos de venda físicos. Para tal, foi fundamental uma aproximação ao consumidor através das redes sociais e acções criadas para melhorar o processo de informação acerca dos benefícios que oferecem os dispositivos FOREO.

O consumidor dos dias de hoje é cada vez mais focado no seu bem-estar, mais exigente, mais informado, e procura na FOREO uma beleza multifuncional, simplicidade, soluções rápidas e que cumpram as suas promessas. É um consumidor que procura soluções eficazes e qualidade nos seus investimentos. Para nos aproximarmos deste consumidor, em 2021 dedicámos bastantes recursos a analisar o comportamento do nossos cliente, o seu percurso de compra, as suas necessidades e formas de trazer ao mercado inovação que colmate essas necessidades, não só no eixo de limpeza facial, mas também a nível de tonificação e tratamento facial em geral.

Que novos produtos lançaram?

Em 2021 lançámos o UFO 2 black, um dispositivo de tratamento facial, que permite conciliar um conjunto de tecnologias e inovação que oferece serviços totalmente personalizáveis, até então, apenas disponíveis em clínicas de estética ou institutos de beleza de nicho. O objectivo do UFO 2 é oferecer ao consumidor a possibilidade de usufruir de serviços completos de hidratação, de uniformização do tom do seu rosto, de tonificação, entre outros, dando-lhe a possibilidade de personalizar cada um destes serviços através do uso de tecnologias como a termoterapia, crioterapia, cromoterapia em conjunto com as tão famosas pulsações sónicas, patenteadas pela FOREO.

Lançámos, também, um dos nossos mais recentes produtos-estrela, o BEAR. Este dispositivo é um tonificante facial inteligente, que utiliza microcorrentes para estimular a tonificação, ajudando a fortalecer a pele, a definir o contorno do rosto e a estimular a luminosidade do mesmo.

Terminámos o ano com o lançamento do LUNA 3 plus, um produto que une um serviço de limpeza profundo, com a tonificação através do uso de microcorrentes e ainda a termoterapia, que garante uma limpeza superior, mantendo o equilíbrio natural da pele.

O número de pontos de vendas físico também aumentou?

Sim, 2021 foi um ano com diversas conquistas neste aspecto. Introduzimos a FOREO em novos canais de venda, como a Wells (nas suas lojas reformuladas com um novo conceito), que promete levar ao consumidor um portefólio de marcas mais completo e mais premium.

Reforçámos, também, a nossa presença no canal de farmácias, introduzindo a FOREO nos lineares e nos canais online de diversas farmácias. Portugal continua a ser um dos países com melhor performance em pontos de venda físicos. Apesar de 2021 ter sido um ano de incrível crescimento nos nossos canais online, tanto na página foreo.com, como nas plataformas dos retalhistas com que trabalhamos, continuamos e continuaremos a dar especial atenção à forma como posicionamos a marca no terreno.

É, para nós, fundamental renovar constantemente a visibilidade da FOREO nas lojas, bem como formar as equipas de vendas para oferecerem aos clientes uma experiência FOREO completa e sensorial. Isso passa pelo investimento em estratégias que têm por base a omni-canalidade.

Quais as gamas mais procuradas?

Em Portugal a gama LUNA continua a ser uma das mais procuradas, com o LUNA 3 a liderar o mercado e a ser o dispositivo eleito pelo consumidor.

O LUNA 3 é um dispositivo de limpeza facial e de tratamento com massagens antienvelhecimento, que usa a tecnologia sónica para potenciar a eficácia dos produtos de limpeza e de firmeza, permitindo uma pele mais uniforme, mais luminosa e mais firme.

O BEAR, o nosso dispositivo inteligente de tonificação facial, tem tido um comportamento surpreendentemente positivo, que prova que o público português está de braços abertos para a inovação e para a tecnologia que venha ajudá-lo a tornar mais eficazes e mais rápidas as suas rotinas.

Uma vez que o BEAR deve ser utilizado em conjunto com um sérum ou um gel condutor de microcorrentes, para um resultado de firmeza correcto, temos assistido a um grande crescimento na procura e na performance do SERUM SÉRUM SERUM da FOREO. Este sérum é composto por micro cápsulas de juventude, com uma base de antioxidantes e ingredientes específicos para hidratação (esqualano e ácido hialurónico), permitindo assim, uma maior penetração e resultados rápidos, quando usados em conjunto com os dispositivos da FOREO.

O que é que distingue os vossos produtos da concorrência?

A FOREO é uma marca sueca, que nasceu em 2013 e que tem como objectivo melhorar e facilitar as rotinas de bem- -estar dos seus consumidores, oferecendo, através da inovação e das suas tecnologias, serviços e produtos eficazes e de elevada qualidade. Um dos principais pilares que distingue a FOREO da concorrência é o material utilizado nos seus dispositivos. Em vez de usarmos nylon ou qualquer outro material, que poderia ser mais abrasivo para a pele, utilizamos silicone de grau médico, ultra-higiénico e que permite uma limpeza profunda e não abrasiva.

A maior parte dos nossos dispositivos é carregável com USB, tendo uma elevada autonomia de bateria, o que permite ao consumidor um serviço prático e simples. O nosso design é também um dos pontos que nos distingue, oferecendo ergonomia e arte num só dispositivo.

O facto de utilizarmos tecnologia patenteada, como a Tecnologia T-Sonic, permite-nos garantir serviços eficazes, de elevada qualidade, possibilitando uma maior absorção dos ingredientes cosméticos de qualquer produto, quando usado em conjunto com um dispositivo da FOREO.

E o que esperam para 2022, numa altura em que as medidas de confinamento parecem estar a abrandar em todo o mundo?

2022 será, sem dúvida, um ano em que a FOREO irá fortalecer a sua presença nos canais onde já se encontra, mas também aumentar o seu ramo de distribuição com novos eixos de comunicação e novas formas de chegar ao consumidor.

A educação continuará a ser o nosso principal foco, seja através de criação de conteúdo mais eficaz e mais próximo da nossa comunidade, ou através de acções de aconselhamento, que nos permitam oferecer mais detalhes e maior consciência acerca dos benefícios de cada um dos nossos dispositivos. Democratizar e personalizar continuam a ser bases estratégias para a FOREO em 2022, levando ao conforto do lar dos nossos clientes produtos e serviços de qualidade profissional, adaptados às necessidades de cada um e que, até então, não eram de fácil e simples acesso.

Qual a vossa estratégia para continuar a conquistar seguidores a nível mundial?

Tencionamos manter-nos fiéis aos nossos pilares, que nos distinguem de outras marcas, sem deixar de investir em inovação, em análise de dados, e em criar estratégias para estar cada vez mais próximos dos nossos consumidores. Para a FOREO é importante manter o consumidor no centro dos processos de criação e de desenvolvimento de novos produtos. Para isso, continuaremos a dar prioridade ao feedback dos nossos clientes e a integrá-los nas nossas estratégias de comunicação e criação.

A tecnologia aliada à beleza é o próximo passo natural na evolução da beleza ou é uma tendência passageira?

Acredito que a tecnologia e a inovação sejam pilares fundamentais do presente e do futuro da beleza e do bem-estar. O facto de podermos aliar a tecnologia à beleza permite-nos oferecer serviços e produtos personalizados, de elevada qualidade e completamente adaptados às necessidades de cada consumidor, bem como acelerar a eficácia desses mesmos serviços. Esta indústria está em crescimento e veio para ficar, sem dúvida alguma.

Qual a importância das redes sociais, como o TikTok, para a FOREO?

Uma vez que a FOREO tem um público com um leque de idades e interesses variado, é, para nós, muito importante aproximarmo-nos desse leque, utilizando a maior diversidade possível de plataformas para esse fim. As redes sociais são canais que nos permitem proximidade e contacto com a nossa comunidade e com potenciais clientes, que não pretendemos descurar.

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