Marcas vão gastar 59 mil milhões em publicidade em ecommerce
O crescimento pede investimento e a expansão do comércio electrónico provocada pela pandemia vai levar as marcas a abrir os cordões à bolsa para aproveitar da melhor forma as novas oportunidades. Previsões do WARC Data indicam que as marcas irão gastar quase 59 mil milhões de dólares (perto de 51 mil milhões de euros) em publicidade em ecommerce este ano.
Segundo o relatório “Global Advertising Trends”, o investimento publicitário em plataformas como Amazon ou Tmall, em retalhistas omnicanal como o Carrefour e em redes sociais com uma componente comercial como o TikTok vai crescer 18,3%, a nível global. Trata-se de um aumento 30 vezes mais rápido do que o verificado no mercado publicitário online no geral. Contrasta ainda com a quebra esperada de 8,1% no total do mercado publicitário para 2020.
O WARC Data considera que os gastos em publicidade associada a comércio electrónico reflectem a rápida ascensão das compras online nos vários países: os consumidores irão gastar online mais 183 mil milhões de dólares (157,4 mil milhões de euros), só este ano ano, como consequência directa da COVID-19.
As vendas totais de comércio electrónico deverão subir 30,4% em todo o Mundo, chegando a 2,9 milhões de milhões de dólares (2,5 milhões de milhões de euros).