Marcas têm medo de falar? As agências devem encontrar novas soluções
Aproxima-se para muitos portugueses aquele que será o primeiro fim-de-semana após uma semana de quarentena. Num contexto que não é fácil, as marcas navegam por mares desconhecidos e encontram no digital o melhor canal possível para comunicar e manterem uma relação de proximidade com o público.
No entanto, enquanto algumas insígnias se têm revelado activas e prontas a desenvolver (por vezes, em tempo recorde) iniciativas e campanhas para mostrar que estão ao lado dos consumidores, há outras que apresentam sinais de receio.
«Já notámos diferença. De forma geral, as marcas estão cautelosas», conta Mariana Faria, head of New Business Development da Sa365, à Marketeer. No entanto, sublinha a profissional, as agências podem incentivá-las a continuar a comunicar: «Nós, como agência, temos o papel de as ajudar a encontrar soluções adequadas ao momento que vivemos.»
É o que a Sa365 diz estar a fazer com os seus clientes. Mariana Faria sublinha que, apesar do clima de incerteza, têm conseguido «rapidamente adaptar a comunicação e continuar a investir da mesma forma, mas com uma total adaptação da mensagem, que é testada diariamente».
No caso do Continente, foi lançada uma rubrica de conteúdos sob o mote “Rotina de Improviso”, que a responsável da agência garante estar a ter uma receptividade muito positiva. Hoje, há showcooking com o chef Chakall (19h) e, amanhã, haverá concerto com a Gisela João (19h30).
Outra marca que está a tentar aproveitar da melhor forma as circunstâncias é a Yämmi, robô de cozinha do Continente. Acredita que levar as crianças para a cozinha é uma óptima oportunidade para passar uma manhã ou tarde em família. Nesse sentido, vai transmitir, em directo, no canal de Instagram da Yämmi a preparação de receitas para miúdos e graúdos.
Está prevista a participação de chefs e criadores de conteúdos digitais ligados à área da alimentação, segundo explica a Sa365. A primeira receita será partilhada no próximo domingo, às 17h00, por Teresa D’Abreu (blog Healthy Bites) na companhia da sua filha Ju.
Texto de Filipa Almeida