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Marcas menos conhecidas (e mais baratas) ganham espaço e ameaçam gigantes como a Unilever e a P&G
O pior pesadelo das grandes empresas alimentares está a tornar-se realidade nos supermercados dos Estados Unidos com os consumidores, insatisfeitos com os elevados preços e alimentos altamente processados, a optar cada vez mais por marcas menos conhecidas (e mais baratas). Esta mudança de comportamento está a ameaçar a hegemonia de gigantes como a Unilever, segundo relata a agência Reuters.
Um exemplo disso mesmo é a maionese Hellmann’s, uma das principais marcas da Unilever globalmente. O produto tem vindo a perder cada vez mais espaço no mercado para concorrentes como Duke’s Mayo ou Mike’s Amazing Mayo, que oferecem preços mais acessíveis.
Tendo em conta os preços praticados, e a escolha dos consumidores recair cada vez mais por opções mais económicas, a Duke’s rapidamente se tornou numa das marcas de maionese que mais crescem nos EUA, alcançando mais de 100 milhões de dólares em vendas e aumentando a sua participação de mercado de 6% para 9% em 2021, segundo Joe Tuza, diretor de crescimento da Sauer Brands.
A dificuldade da Unilever em reagir a essa mudança de mercado pode ter contribuído para a substituição do seu CEO pela segunda vez em dois anos. Hein Schumacher, que assumiu o cargo em 2023, foi destituído por não conseguir reverter rapidamente a situação da empresa. Fernando Fernandez acaba de assumir a liderança, ficando sobre os seus ombros o peso de mudar o paradigma da empresas.
A pressão também se reflete em outras marcas. A Kraft Heinz enfrenta a concorrência da Goodles, enquanto a Procter & Gamble ( P&G) perdeu espaço no segmento de fraldas acessíveis.
Para tentar conter essa tendência, a Unilever tem investido em marketing, incluindo em anúncios no Super Bowl. A empresa também tem procurado fusões e aquisições estratégicas, mas ainda sem resultados significativos.
O cenário evidencia a mudança de comportamento dos consumidores que estão cada vez mais exigentes e a desafiar a supremacia das grandes marcas a favor de produtos menos conhecidos e inovadores, mas com custos mais reduzidos.