Marcas estão mais satisfeitas com os influenciadores: eficácia sobe para 89%

Um inquérito realizado a 170 anunciantes e agências de publicidade e marketing de 16 países mostra que 74% já recorreu ao Marketing de Influência. Destes, 89,2% garante que esta é uma solução eficaz ou muito eficaz, o que representa um aumento de 5,2% em relação ao ano passado.

Os dados são apontados pela SocialPublic, cujo “II Estudo de Anunciantes e Influenciadores” dá conta de uma evolução positiva em termos de satisfação com este tipo de comunicação. A análise mostra ainda que, para 42% dos inquiridos, o Marketing de Influência tem o melhor retorno sobre o investimento. Só depois surgem os formatos Paid (27,8%) e SEO (13%).

A SocialPubli revela também que quase 5% dos anunciantes já investe mais de 50% do orçamento da marca em Marketing de Influência. No próximo ano, o montante alocado deverá aumentar, de acordo com 80% dos inquiridos.

Mais de 88% escolhe perfis com menos de 100 mil seguidores para as suas campanhas, dando preferência ao Instagram (95.8%). Seguem-se Facebook (49,7%), YouTube (37,1%) e Tik Tok (32,9%) – este último destaca-se, face ao estudo do ano passado, por subir para a quarta posição.

Para escolherem as melhores plataformas e influenciadores, as marcas estabelecem primeiro objectivos. No geral, procuram dar resposta a três áreas: criação de brand awareness, geração de engagement e alcance de novos públicos.

Moda, Beleza e Lifestyle são os sectores que mais recorrem ao Marketing de Influência. Quanto aos formatos mais escolhidos, stories com swipe-up e vídeos estão entre os mais procurados pelas marcas, com 77,9% a admitir que revê todo o conteúdo antes da publicação.

Qualidade e interacção são dois dos atributos mais valorizados pelos anunciantes, sendo que 72% prefere que o conteúdo seja criado pelo próprio influenciador de forma a garantir a autenticidade.

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