Marcas de saúde são as mais reputadas no pilar da responsabilidade social
A pandemia de Covid-19 veio aumentar o peso e a importância que as marcas de saúde têm na nossa vida enquanto sociedade e o ranking RepScore confirma isso mesmo: pelo segundo ano consecutivo, as marcas mais relevantes ao nível da responsabilidade social são as do sector da Saúde.
Os hospitais de São João (85,8 pontos) e Santa Maria (85,7) e a farmacêutica Pfizer (85,8) lideram o ranking de 2021 das marcas que os portugueses consideram ter melhor reputação ao nível da responsabilidade social corporativa.
O top 10 do estudo, elaborado pela consultora OnStrategy, é também dominado pelas marcas de saúde, nomeadamente CUF (84,5), Hospital da Luz (83,6), Farmácias Portuguesas (82,9), Cruz Vermelha (82,3) e Fundação Champalimaud (81,2). As únicas marcas de outros sectores que se intrometem neste top 10 são a Delta (84,9), que surge em quarto lugar, e a Nestlé (81,7), em nono.
O hospital São José (80,8), o hospital Egas Moniz (80,6) e a Lusíadas Saúde (80,5) são as outras marcas do sector da Saúde que surgem destacadas no ranking RepScore com o nível Excelência (acima de 80 pontos), integrando o top 15 do estudo.
«No cenário de pandemia que vivemos há dois anos, não é estranho que o sector da Saúde seja o mais exposto e que as suas marcas voltem a ser as mais relevantes e melhor consideradas e avaliadas pelo esforço, dedicação e resultados da sua actividade», comenta em nota de imprensa Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy.
O estudo anual RepScore é desenvolvido de forma contínua ao longo do ano, avaliando o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação associados a mais de 2 000 marcas em Portugal. O estudo contempla os atributos associados às marcas, tais como a notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação.